Análise
No geral, compensa comprar os produtos dessa da linha da CCE, até o momento os benefícios tem sido maior que os problemas. Outra observação interessante é que quando mais se vende um produto, maior será o índice de problemas.
É no mínimo irritante ver usuários falar que 98% da linha i3/i5 da CCE é problemática, mas isso é sem fundamento e baseado em especulações. Brasileiro é folgado e preguiçoso, consegue descontos e dicas, compra o produto e esquece dos outros usuários. Poucos voltam pra dizer se o produto é bom ou ruim.
Eles geralmente só voltam quando o aparelho apresenta algum problema, dessa forma aparenta que a maioria dos usuários que adquiriu esses produtos teve problemas. O fato de alguns dos produtos virem com Linux também influenciou para os usuários negativar a CCE, pois não possuem conhecimento suficiente para fazer a instalação de uma versão do Windows, baixar drivers e deixar o produto de forma coerente como deveria.
Os principais problemas e pontos fracos relatados até o momento foram:
- Gravador de DVD
- Touchpad
- Problemas de HD *
- Som Baixo
- Cooler Full
- Tecla de interrogação ? falha e/ou não repete **
- Dúvidas de componentes/padrão ***
- Windows 32 bits com 4GB de RAM ****
* Os principais relatos foram de problemas com HD da Toshiba, que tem um barulhinho irritante, para minha surpresa comprei um AS4736Z para um amigo e ele veio também com esse HD de 320GB da Toshiba e o barulho realmente é irritante e a tela dele também não era da LG-Philips como o meu, era uma marca estranha que nem lembro o nome mais. Então fica provado que a CCE não é a única a fazer salada dos componentes usados em seus notebooks.
** Vale lembrar que isso não é bem um incômodo já que a maioria dos notebooks atuais não tem tecla de ? dedicada, como o meu AS4736Z entre outros, sendo necessários a combinação Alt Gr + W. Se o meu tivesse essa tecla e não se repetisse eu estaria feliz.
*** Ao meu ver esse foi o principal problema da CCE em não dar ao usuário aquilo que ele vai receber, digo especificamente relacionado as placas wireless que o usuários não tem certeza se vem com o padrão b/g ou b/g/n, isso sim é fator decisivo em uma compra. A salada de componentes é uma loteria e acontecer com outras marcas também, por isso essa eu passo, com a ressalva que podem melhorar claro, evitar HDs da Toshiba seria um bom começo e isso vale para todas.
**** Basta solicitar no suporte da CCE que eles enviam sem custos a mídia 64 bits. Se você possui uma mídia da mesma versão 64 bits, nem precisa solicitar, pois o que vale é o serial. Pode instalar a sua própria versão e se necessário inserir a key que deve estar localizada em algum local do notebook.