Info / IoT

Atualizado em 22 jun 2022 16h30

Portão da garagem e social - sensor aberto/fechado com Sonoff Mini

  • URL Curta:
Neste post mostrarei pra vocês como faço pra ter o sensor aberto/fechado no portão da garagem e portão social. Uso dessa forma há um bom tempo e funciona 99,99% bem. Não é 100%, pois nada é, mas com este sensor magnético até hoje, devo ter tido apenas um erro em 2 anos que o portão fechou e ficou constando como aberto. Mas isso porquê no meu caso o sensor está um pouco afastado, devido o local que instalei, então o portão é basculante e se ele mover um pouco pro lado pode acontecer isso. Se você instalar o sensor bem próximo um do outro quando fechado, dificilmente terá disparos falsos.

Requisitos
- Sonoff mini / R2
- Sensor magnético de abertura com fio XAS Porta de Aço - Intelbras
- Tasmota
- MQTT
- Home assistant

Posso usar com o firmware original sonoff? Sim, teoricamente vai funcionar, mas como uma luz/switch. Fica meio estranho. E não sei se é possível também interver no sonoff o on/off. Sendo assim pode ser que fechado fique ligado e vice-versa.

Porquê o Sensor magnético de abertura com fio XAS Porta de Aço - Intelbras? É um produto mais caro, mas feito especialmente para portas/portões de aço. Se quiser usar qualquer outro sensor magnético também, é possível, mas deve monitorar o funcionamento. Estamos falando de segurança.

Porquê não uso sem fio? Pois prefiro esse com fio e feito especificamente para portas de aço. Por ser portas/portões que dividem com a rua, melhor investir em algo robusto. Agora para as portas/janelas dentro do muro, melhor ir sem fio.

Instalação:
Neste ponto não tem segredo, conforme foto anexada, basta ligar o sonoff mini na energia e usar o S1/S2 para conectar aos fios do sensor magnético. Quando o portão abrir, o sensor abre o contato, quando fechar ele fecha o contato. O sensor magnético faz o papel do interruptor de parede.



Configuração:
Neste ponto, já com tasmota e MQTT configurados, teremos a configuração para o sensor, no configuration.yaml (binary_sensor:) ou binarysensors.yaml


### sensor portao da garagem ####
 - platform: mqtt
   name: "portão da garagem status"
   state_topic: "stat/sensorportaogaragem/RESULT"
   value_template: "{{ value_json.POWER }}"
   availability_topic: "tele/sensorportaogaragem/LWT"
   payload_available: "Online"
   payload_not_available: "Offline"
   device_class: garage_door   # also: window, garage_door or opening
   qos: 1

### sensor portao social ####
 - platform: mqtt
   name: "portão social status"
   state_topic: "stat/sensorportaosocial/RESULT"
   value_template: "{{ value_json.POWER }}"
   availability_topic: "tele/sensorportaosocial/LWT"
   payload_available: "Online"
   payload_not_available: "Offline"
   device_class: door   # also: window, garage_door or opening
   qos: 1



Obs: se por acaso o portão estiver fechado e no home assistant mostrar como aberto, aperte o botão do sonoff mini e alterne o switch, isso inverterá o on/off.

Com o home assistant/tasmota é bastante simples ter este sensor. Vocês já podem usa-lo para mostrar o status onde interessar, pra combinar com os covers (tema do próximo post) e usar em automações.
fullscreen
Portão da garagem e social - sensor aberto/fechado com Sonoff Mini

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.