O Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia do Japão (AIST) continua a impressionar com suas criações robóticas. Seu robô feminino (ginóide, no termo correto) HRP-4C já havia chamado a atenção ao se apresentar como modelo durante a Tokyo Fashion Week em março deste ano, e novamente alguns meses depois ao aparecer vestida de noiva em um desfile da estilista japonesa Yumi Katsura.
Desta vez, a robozinha roubou a cena ao cantar para o público durante a CEATEC Japan 2009, a maior feira de tecnologia do Japão. Os visitantes podiam pedir músicas via iPhone, que eram interpretadas pela robô.
Na verdade, a demonstração foi uma combinação de duas tecnologias impressionantes: a robô forneceu a "presença de palco", embora limitada a meneios com a cabeça, e a articulação (perfeita) das sílabas. A música foi gerada pelo software Vocaloid, da Yamaha, um "sintetizador de canto" que pode ser instalado em qualquer PC, capaz de combinar letra e partitura em uma melodia bastante convincente, embora um tanto robotizada.
A HRP-4C tem 1,58 m de altura, pesa 43 quilos (incluindo as baterias) e possui 40 motores espalhados pelo seu corpo, oito deles encarregados apenas das expressões faciais. É o mais recente modelo na linha de robôs humanóides desenvolvida pelo AIST desde meados da década de 90. O projeto, batizado de User Centered Robot Open Architecture (UCROA), é patrocinado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.
O país tem interesse no desenvolvimento da robótica visando a criação de máquinas capaz de substituir os humanos em trabalhos considerados perigosos ou insalubres, ou capazes de atuar como "enfermeiros" para cuidar de uma população cada vez mais idosa.
Informações: IG