Info / Dicas

Atualizado em 28 mar 2016 12h07

Sensor de presença + interruptor + placa luz de garagem

  • URL Curta:
Sensor de presença + interruptor + placa luz de garagem
Antes de mais nada peço que leiam e entendam o tópico: Sensor de presença com interruptor simples / paralelo. Após colocar em funcionamento os esquemas do tópico, abordaremos a placa de luz de garagem.

Observação

1. no tópico anterior eu disse que achava o funcionamento com o interruptor paralelo mais adequado, porém mudei de ideia devido ao cortar a energia, ele perde a memorização e acende ao alterar as posições do interruptor. Sendo assim recomendo o simples.

2. abaixo segue produtos e marcas usadas, sendo assim, não me responsabilizo por testes feitos usando outras marcas e/ou produtos. Claro nada te impende de testar em outros produtos, desde que estude o manual.


Materiais
- Placa luz de garagem (bivolt) Rossi
- Sensor de presença 3 fios (bivolt) - estudar o esquema e fios do sensor
- Interruptor simples (qualquer marca)
- Lampada / Refletor / etc
- Chave teste

Funcionamento
Se você ligar a lâmpada pelo interruptor ela vai ficar ligada até que desligue o mesmo. Mantendo o interruptor desligado a mesma será controlada pelo sensor e pela placa de luz de garagem. Ao apertar o comando de abertura a placa luz de garagem irá ligar a lâmpada (se não estiver acesa pelo sensor) e só irá cortar o contato após o fechamento do portão e o tempo programado na mesma.

Neste caso a lâmpada será acendida pelo sensor ou pela placa de luz de garagem (o que ocorrer primeiro) e será apagada por ambos (o quer ocorrer por último). Este exemplo está sendo considerado que as lâmpadas e sensor esteja na fachada da casa.

Esquema: placa luz de garagem + central
Neste ponto deixaremos pronto a ligação da placa + central, neste ponto a placa já estará comunicando com a central.
- 12v ___ 12v
- GND ____ GND
- LUZ _____ LUZ


Esquema: sensor + interruptor simples

Aqui você deve instalar o sensor e interruptor conforme tópico anterior, ao terminar esta parte, teste o funcionamento pelo interruptor e sensor.


Esquema: sensor + interruptor simples + placa luz de garagem



Duas ou + lâmpadas


Nesta parte é muito importante você saber que você deve ligar a mesma fase do interruptor e do sensor no FS da placa luz de garagem, se inverter as fases (no caso de 220v bifásico), ao acionar a placa ocorrerá um curto, podendo danificar tudo. Por isso é importante a chave de teste para você saber qual fase está trabalhando.

E o NS e a outra saída da lâmpada na placa luz de garagem? Neste caso realmente não vamos usar este dois bornes, pois o neutro/fase2 já está indo diretamente na lâmpada. Estes dois bornes seria usado se você quiser ligar as duas fases ou fase/neutro na entrada e usar os dois fios na saída diretamente na lâmpada. Porém sem usar eles dá pra economizar um fio na lâmpada, dependendo de onde a mesma estiver.

ATENÇÃO: é importante você usar exatamente o borne FS para ligar a fase e o último borne para ir para o retorno da lâmpada, pois o segundo borne NS (neutro /fase2) se você jogar a fase1 nele e usar o 3 borne para lâmpada ela ficará ligada direto. Apenas o último borne interrompe a tensão.

Usando a fase do motor para alimentar lâmpada
Essa situação é o que fiz na minha casa, porém só recomendo se você souber exatamente o que está fazendo, pois existe um alto risco de curto (se o seu motor for 220v bifásico).

Exemplo: meu motor é 220v bifásico, logo nele está chegando duas fases, porém estou alimentando os refletores com 110v (fase + neutro). Você precisa descobrir exatamente qual a fase está indo para o interruptor e sensor e pegar a mesma fase no motor para a placa de luz de garagem. O motivo? Evitar + fios, visto que a placa de fechadura usa 5 fios.

Se o seu motor é 110v basta jogar a fase do motor na fase da placa de luz de garagem. Para isso use a chave teste.



Resultado
fullscreen
Sensor de presença + interruptor + placa luz de garagem
Sensor de presença + interruptor + placa luz de garagem
Sensor de presença + interruptor + placa luz de garagem
Sensor de presença + interruptor + placa luz de garagem
Sensor de presença + interruptor + placa luz de garagem

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.