Info / Dicas

Atualizado em 28 mar 2016 11h15

Sensor de presença com interruptor simples / paralelo

  • URL Curta:
Hoje venho trazer uma dica e um esquema para vocês fazerem a instalação do sensor de presença nas suas residências.

A instalação de um sensor é muito simples, pra quem não vai usar o interruptor, basta seguir o esquema que vem no próprio interruptor.

Entretanto, esses dias resolvi colocar um sensor na minha garagem na lampada que tinha um interruptor por dentro da sala. Eu poderia simplesmente ter anulado o interruptor e usado o sensor, porém se eu receber uma visita e quiser manter a lâmpada sempre acessa é possível, ou até mesmo a noite, acender a lâmpada sem ter que abrir a porta por questão de segurança.

Na internet encontrei exemplos de como fazer esta instalação com um interruptor simples. O interruptor que já tinha era simples. Fiz conforme orientação e realmente funcionou como queria. Entretanto não fiquei satisfeito com o resultado. Ao manter o interruptor simples ativo, ao passar perto do sensor, por ele estar energizado ele ficava detectando a presença e ativando normalmente. Aparentemente não tem nenhum problema, mas pra min não foi satisfatório.

Como já tinha comprado um interruptor paralelo, resolvi pensar como poderia fazer essa instalação, até que lembrei que com o paralelo realmente daria certo, pois nele temos dois estágios: na posição 1 ele vai me dá FASE e na posição 2 ele vai me dá FASE. Logo eu teria FASE para manter a lâmpada acessa na posição 1 e na posição 2 eu iria mandar a FASE para o sensor.

Fiz essas alterações e realmente funcionou uma maravilha, conforme queria desde o inicio. Só não posso afirmar se ficar desligando a energia do sensor é recomendando. Ao meu ver não tem problema, mas não sou especialista.

INTERRUPTOR SIMPLES
- Mantendo o interruptor ligado a lâmpada permanecerá acessa
- Desligando o interruptor a lâmpada passará a ser controlada pelo sensor
- O sensor permanecerá energizado, independente do interruptor
Esquema de instalação com interruptor simples

INTERRUPTOR PARALELO
- Mantendo o interruptor na posição 1 a lampada permanecerá acessa e a fase do sensor será desligada.
- Mantendo o interruptor na posição 2 a lâmpada será controlada pelo sensor e a fase da posição 1 será desligada.
Esquema de instalação com interruptor paralelo
fullscreen
Sensor de presença com interruptor simples / paralelo
Sensor de presença com interruptor simples / paralelo

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.