Cientistas da Universidade de York descobriram uma nova utilidade para os monitores LCD , principalmente os descartados: componentes de sua estrutura podem virar regeneradores de pele e pílulas para remédios.
Segundo o site DailyTech , quando são descartados, os monitores de LCD geralmente são incinerados ou enterrados em aterros sanitários. Ao invés disso, os pesquisadores da universidade sugerem que o PVA (composto álcool de polivinila), produto chave presente na fabricação das telas de cristal líquido, seja reaproveitado e transformado em uma substância que auxilia na regeneração de tecidos do corpo humano.
Para obter essa substância, chamada de “ PVA expandido”, o PVA das telas de LCD é aquecido na água em um forno de microondas e lavado em etanol. Sua vantagem é não produzir qualquer resposta do sistema imunológico em humanos, sendo perfeito para o uso em biomedicina.
Esse mesmo material, pesquisado por cinco alunos do departamento de Química da Universidade, poderia ser utilizado em pílulas e curativos que são projetados para levar remédios a determinadas partes do corpo humano, noticiou o site ScienceDaily .
“Com 2.5 bilhões de telas de cristal líquido prestes a chegar ao final de suas vidas e com a popularização dos televisores de LCD entre os consumidores, esta é uma ótima oportunidade para controlar esse tipo de desperdício” declarou o professor James Clark, diretor do Centro de Excelência Química Verde de York. “É importante encontrarmos maneiras de reciclar o maior número de elementos possíveis do LCD , para que não tenhamos que queimá-los ou enterrá-los”, completou.
Fonte: Yahoo