Info

12 jan 2010 16h51

Baidu da China hackeado pelo 'Iranian cyber army'

  • URL Curta:

Venda: Caixa De Som Bluetooth LG Xboom Xg9s - 17 Meses De Garantia

Venda: Fone De Ouvido Bluetooth Edifier W800bt Plus Preto

O maior mecanismo de buscas na internet da China, o Baidu, foi atacado por hackers nesta terça-feira (12). Segundo a mídia local, a investida teria sido promovida por um grupo pró-governo do Irã. A página inicial da ferramenta foi substituída por uma bandeira iraniana, além de uma mensagem que dizia "Este site foi hackeado pelo Ciberexército Iraniano".

ver ampliado

Uma outra frase, em persa, dizia que o ataque teria acontecido "em reação à intervenção das autoridades dos EUA nas políticas internas do Irã. Isso é um aviso". Victor Tseng, um porta-voz da empresa, disse que o serviço foi interrompido "por conta de uma manipulação externa de seu DNS [Servidor de Nome de Domínio, na sigla em inglês] nos Estados Unidos". "O Baidu está resolvendo esse problema e a maioria dos serviços já foi restaurada", disse.

Citando uma fonte não identificada do Baidu, a China News Service, agência controlada pelo governo chinês, disse que o domínio do site foi sequestrado e redirecionado a outro site. No entanto, ainda não está claro se foi realmente responsabilidade iraniana.

O mesmo grupo, que se proclama "Ciberexército Iraniano", fechou brevemente o Twitter em dezembro. O método utilizado foi o mesmo do ataque ao mecanismo de buscas chinês. Na ocasião, o grupo protestou contra a movimentação no microblog que contestava a campanha presidencial do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

O ministro das relações exteriores Jiang Yu condenou qualquer tentativa de ataque a websites chineses. "Se foi o caso, decididamente vamos nos opor a hackers e outros crimes na internet", disse a repórteres. O Baidu é a maior ferramenta de buscas do país asiático, com 63,9% do mercado chinês (dados do final de setembro), seguido por 31,3% do Google, segundo a firma de pesquisas de internet Analysys International.

Fonte: Principal site de buscas da China sofre ataque de hackers iranianos

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.