Um vídeo que sugere que o software que opera câmeras de reconhecimento facial para laptops HP não detectam rostos negros teve mais de um milhão de acessos no site YouTube. O vídeo, colocado no site em meados deste mês, mostra "Black Desi" ("Negro Desi") e sua colega "White Wanda" ("Branca Wanda").
Quando Wanda, uma mulher branca, fica diante da tela, a câmera faz zoom no rosto dela e se movimenta na medida em que ela se movimenta. Mas quando Desi, um homem negro, faz a mesma coisa, a câmera não reage da mesma forma - não acompanha os movimentos dele.
O clip tem um tom bem humorado mas traz o título "computadores HP são racistas". "Black Desi" também diz que o computador é "racista". "E o pior é que eu comprei um para o Natal", diz ele. "Eu espero que a minha mulher não veja este vídeo do YouTube, mas eu comprei o mesmo computador e nós não podemos nem usar."
Um porta-voz da empresa disse: "A HP foi informada de um problema potencial com o software de reconhecimento facial, inclusive, em alguns de seus sistemas, que parece ocorrer quando a iluminação na parte da frente é insuficiente." "Nós levamos isso a sério e estamos examinando o problema junto aos nossos parceiros."
Fonte: Vídeo sobre "racismo" de webcam já foi visto 1 milhão de vezes
Informações: BBC Brasil