O projeto piloto está sendo testado em 60 estabelecimentos do Rio de Janeiro e de São Paulo mas, de acordo com as empresas, logo deve se expandir para o resto do país. “Estamos apenas fazendo a manutenção nessas cidades para podermos avançar pelo Brasil”, diz Carlos Zanvettor, diretor da área de cartões do Itaú Unibanco. “Não acredito que essa implementação seja demorada, pois o que impede o avanço desse tipo de serviço é o dilema de falta de lojas interessadas devido à falta de clientes usuários, e vice-versa”, completa.
As empresas esperam, portanto, que a iniciativa de um boom no uso do celular como meio de pagamento, dispensando o uso dos cartões de crédito, mas mantendo a presença do banco na operação. “O que temos feito são projetos de inclusão, criando maneiras de pagamento fáceis de usar, mas sem a necessidade de entrar como concorrente dos bancos”, explica Hugo Janeba, vice-presidente de marketing e inovação da Vivo.
Em relação à parte técnica da operação, as duas empresas devem manter sistemas independentes de segurança, uma vez que o uso do celular apenas substitui a parte física da operação de compra: o cartão de crédito. “No momento da transação, o cliente receberá um SMS por meio de um sistema totalmente criptografado com uma senha que só é válida para aquela compra específica,” diz Gustavo Nobrega, do departamento de novos produtos e serviços da Vivo.
A disponibilização de um aplicativo para visualização de transações bancárias via telefone móvel também já está sendo implementada. A princípio, ele estaria disponível para download apenas para celulares Vivo produzidos pela Motorola, mas deve ser ampliado para outras fabricantes de aparelho.
A parceria ainda inclui o lançamento de um cartão de crédito Vivo Itaucard, que irá recompensar os gatos feitos com vantagens em produtos e serviços de telefonia. Os clientes de planos pré pagos que adquirirem o cartão e fizerem recargas acima de 35 reais, ganham o valor em dobro para ligações locais entre aparelhos da Vivo em até 30 dias. Já os clientes pós, além dos pontos acumulados no cartão para quem pagar a fatura do telefone com ele, ganham 5 pontos para cada um real gasto no cartão de crédito (independente de onde seja gasto esse valor).
As empresas não falam em números exatos, mas, a julgar pela base de clientes que possuem, acreditam no potencial da parceria – tanto para os cartões de crédito quando para o futuro dos pagamentos móveis. Líder no mercado de telecomunicações móveis no país, a Vivo possui mais de 46 mihões de clientes. Já a Itaucard é a administradora de cartões de crédito do conglomerado Itaú Unibanco, que possui 57 milhões de clientes no Brasil.
Fonte: Info