Info

Atualizado em 30 nov 2009 16h03

SeaOrbiter - navio vertical vai explorar o oceano

  • URL Curta:
A construção do primeiro navio vertical deve revolucionar a maneira de pesquisar as profundezas do oceano.

Jacques Rougerie, o arquiteto e engenheiro francês que inventou a primeira estação espacial do mar, diz que a plataforma de 51m representa o futuro da exploração oceânica. Ele disse ao site The Times que embora atualmente só exista uma réplica, sua invenção deve funcionar em breve para facilitar o trabalho dos pesquisadores.

- No momento, eles [os oceanógrafos] podem mergulhar apenas por períodos curtos de tempo porque precisam voltar à superfície. É como se eles estudassem a floresta amazônica e depois de uma hora um helicóptero o tirasse do solo.

A ideia de Rougerie é construir pelo menos seis embarcações. Ele disse que já tem 35 milhões de euros (R$ 92 milhões), o que equivale à metade do que calcula como necessário para ter a primeira unidade pronta.

O arquiteto explicou que seu invento será útil para estudar as relações entre o aquecimento global e os oceanos.

- A comida e os medicamentos do futuro virão do oceano. Agora estamos começando a perceber que os oceanos têm um papel importante no frágil equilíbrio do nosso planeta.

O SeaOrbiter terá um sistema de movimentos silenciosos, equipamentos de comunicação e, sob o nível do mar, haverá uma plataforma para mergulhos diários.

- E também uma academia porque é muito importante praticar esportes. Eu mesmo vou cuidar da comida. Sou um bom cozinheiro.

O projeto foi citado pelo presidente francês Nicolas Sarkozy em um discurso recente e ganhou apoio de uma empresa naval e do grupo de eletrônica da Defesa francesa.

Informações do R7

Confira o vídeo do The SeaOrbiter

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.