A Microsoft anunciou que uma versão demo do seu novo navegador, o Internet Explorer 9 (IE9), já se encontra disponível. O browser praticamente eliminou a diferença de performance em JavaScript para os rivais, Firefox e Chrome, de acordo com a empresa, durante o Professional Developers Conference (PDC).

"Nós sabíamos que tínhamos muito trabalho a fazer em algumas áreas de desempenho", reconheceu o presidente da Microsoft para o Windows e o Windows Live, Steven Sinofsky, acrescentando que, "no SunSpider", estão "a par com o IE9", devido à estreia de "um motor JavaScript totalmente novo e super rápido".
"A Microsoft cavou um enorme buraco quando abandonou o IE6, os seus esforços iniciais de regresso com o IE7 foram uma enorme desilusão para a maioria dos programadores e, apesar do seu empenho com o IE8 ter sido muito melhor, ainda estão uma geração inteira atrás dos browsers modernos", considerou o diretor de desenvolvimento de comunidades do Mozilla, Asa Dotzler, acrescentando que a notícia de que a gigante de informática poderia conquistar ganhos de performance na nova versão do navegador não surpreendeu.
O IE8, e em grande parte, o IE7 e o velho, porém largamente utilizado, IE6, têm ficado muito atrás dos concorrentes no desempenho com JavaScript. Na maioria dos testes recentes de SunSpider feitos pela Computerworld, por exemplo, o Chrome passou pelos "benchmarks" cerca de 10 vezes mais rápido que o IE8, enquanto o Firefox estava praticamente quatro vezes mais rápido.
Contudo, anteriormente, a Microsoft desprezava tais testes, dizendo que eram meras "corridas entre navegadores", que não representavam, de modo preciso, o mundo real. A empresa preferia utilizar testes online, mais populares, para afirmar que o seu browser era mais rápido que os restantes.
Informações do Diário Digital / Redmondpie