Info

Atualizado em 19 nov 2009 19h52

Chrome OS é finalmente apresentado pela Google

  • URL Curta:

Venda: Ssd Sata Wd Green 240gb - Para Notebook, Mini Pc - 2.5

Venda: Memoria Corsair 8gb (2 X 4gb) Ddr3 Notebook, Mini Pc

Venda: Injetor Poe Eap225 24v Passivo - Tl-poe2412g - Tp-link

Venda: Injetor Poe Ubiquiti 802.3at 48v 30w Gigabit U-poe-at

O Google apresentou hoje, durante uma conferência em sua sede em Mountain View, na Califórnia, o Chrome OS, um novo sistema operacional que está sendo desenvolvido com os netbooks (e outros dispositivos portáteis de acesso à internet) em mente. O sistema já havia sido anunciado em julho deste ano, em um post no blog oficial do Google, mas até o momento, além do anúncio oficial, não havia mais nenhuma informação concreta sobre o sistema.

ver ampliado
Todos os aplicativos do Chrome OS são "web apps"

Contrariando expectativas, não houve nenhum lançamento ou versão beta, apenas uma apresentação demonstrando os conceitos por trás do sistema. O Chrome OS se parece muito com o navegador Google Chrome (no qual é baseado), com algumas modificações. Aplicativos (na verdade sites Web 2.0, como o Google Docs), por exemplo, vivem em abas especiais no canto superior esquerdo da tela. Um menu inicial, similar ao atual menu de sites favoritos do Chrome, permite acesso rápido aos seus aplicativos favoritos.

Tais aplicativos não serão somente os do Google, como o YouTube, GMail ou Picasa. Qualquer serviço Web 2.0 poderá ser integrado ao Chrome OS. Durante a demonstração Sundar Pichai, VP da Gerência de Produtos do Google, abriu uma planilha do Microsoft Excel armazenada em um pendrive e ela foi automaticamente carregada numa versão online do Microsoft Excel, atualmente em desenvolvimento pela Microsoft.

Um conceito interessante é que todos os dados do usuário, sejam preferências ou documentos, são automaticamente criptografados (para maior segurança) e sincronizados com a web. Esta abordagem tem duas vantagens: a primeira é o backup automático de tudo o que é criado na máquina. A segunda é que se o computador for perdido ou der defeito, tudo o que o usuário precisa fazer é conseguir uma outra máquina e informar seu usuário e senha. Em questão de segundos, todos os dados que estavam na web estarão de volta.

Segurança:
Outra inovação é o modelo de segurança: o sistema operacional e seus aplicativos residem em uma partição do "disco rígido" protegida contra escrita, e portanto não podem ser modificados pelo usuário. Durante o "boot" da máquina (que leva apenas 7 segundos) cada componente é analisado e uma "assinatura digital" é verificada. Se a assinatura não confere, o que significa que o componente foi danificado, modificado ou comprometido, o sistema automaticamente reinicializa e carrega uma versão "limpa" do componente, basicamente se auto-corrigindo.

Além disso, todos os aplicativos rodam dentro do navegador (o Google Chrome) e não podem modificar arquivos do usuário no disco rígido. Os usuários simplesmente não serão capazes de "instalar" programas (código binário executável), no sentido atual da palavra, na máquina. Com isso, não há risco de serem enganados e convencidos a instalar malware (como um programa espião, por exemplo) ou contrair um vírus.

Código aberto:
O Chrome OS será baseado em Linux, e rodará tanto em micros com processador Intel (como o Atom atualmente usado em uma imensa variedade de netbooks) quanto ARM (coração dos "smartbooks" que começam a chegar ao mercado).

Assim como o Android, sistema operacional do Google para smartphones, ele será "Open Source": o código-fonte, ou seja, as instruções usadas para construir o sistema operacional, já está disponível (em http://src.chromium.org) gratuitamente e poderá ser estudado e até modificado por qualquer pessoa interessada.

Segundo o Google, o Chrome OS deverá chegar ao mercado oficialmente em meados de 2010, pré-instalado em máquinas de diversos fabricantes. Não haverá uma versão para "download" como nas distribuições Linux atuais: será necessário comprar um netbook com o sistema pré-instalado, como acontece hoje com os smartphones Android.

O Google afirma estar trabalhando com vários fabricantes de hardware na criação de máquinas com seu sistema operacional, mas não informa nomes.

Informações do Geek BR

Veja o vídeo (inglês): What is Google Chrome OS? (O que é o Google Chrome OS?)


Veja mais vídeos no canal oficial do chrome OS
Chrome OS

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.