O Google lançou nesta terça-feira (17) um novo serviço "inteligente" de busca de imagens. O Swirl é um sistema mais dinâmico e rápido de chegar às imagens que o internauta busca sem perder tempo com resultados que mais atrapalham do que ajudam a pesquisa.
Se os resultados forem se distanciando muito do objetivo inicial de quem faz a busca, basta voltar com um clique para os grupos de imagens iniciais
As imagens são organizadas em redes interligadas que refinam o resultado por categorias semelhantes. Ao digitar na busca Rio de Janeiro, por exemplo, abre-se uma lista parecida com a tradicional página de resultados do Google Imagens. Outro clique e uma rede se abre com imagens semelhantes a que o internauta clicou e a cada novo clique outras redes interligadas vão se formando sempre com sugestões de imagens agrupadas a partir de uma mesma base de informação.
Depois de buscar por imagens do Rio de Janeiro, por exemplo, os novos grupos podem dividir imagens das praias do Rio, outro grupo mostra imagens noturnas da praias e assim por diante, o que torna os resultados mais relevantes.
Se esses resultados forem se distanciando muito do objetivo inicial de quem faz a busca, basta voltar com um clique para os grupos de imagens iniciais.
Em seu blog oficial, a companhia diz que atualmente mais de 200 mil itens podem ser pesquisados, mas a tecnologia está em teste e será ampliada constantemente. Para facilitar ainda mais a busca, o site sugere palavras logo que as primeiras letras da palavra a ser encontrada são preenchidas pelo usuário.
Informações do R7.com