Um robô foi usado construir um muro na ilha de Manhattan, em Nova York, no final de outubro. Segundo o Science Daily, não se trata de mais um caso de substituição da mão-de-obra humana pela robótica, mas de uma instalação artística dos arquitetos Fabio Gramazio e Matthias Kohler, do Instituto de Tecnologia de Zurique, Suíça.
A obra faz parte de uma instalação artística dos arquitetos Fabio Gramazio e Matthias Kohler, do Instituto de Tecnologia de Zurique, na Suíça
O robô-construtor foi adaptado e montado sobre um pequeno contêiner, onde ficam armazenados os equipamentos necessários para seu funcionamento, incluindo o computador que controla as tarefas a serem executadas. Devido à sua pequena estrutura, o robô pôde ser movimentado na obra com o auxílio de um caminhão.
A instalação Pike Loop é formada por um muro-escultura de 4,5 m de largura e 22 m de comprimento, formado por mais de sete mil tijolos colados com uma cola de secagem rápida.
A construção é uma espécie de loop infinito, no qual os tijolos são cuidadosamente colocados exatamente uns sobre os outros. Assim, cria-se um efeito tridimensional. E como o muro apoia-se no chão em pontos alternados, o loop infinito ganha uma expressão dinâmica.
A instalação exemplifica como, combinando o design digital e ferramentas de construção, os arquitetos podem controlar cada detalhe do processo de produção. Segundo os responsáveis pela instalação, nunca um ser humano poderia construir esta estrutura de forma tão precisa.
"Em vez de construir um muro convencional, reto, você pode usar formatos e princípios de construção que tenham sido programados no computador e transferidos digitalmente para o material, criando uma composição tridimensional. Nós casamos a realidade digital do computador com a realidade material de uma construção", explicaram os arquitetos ao site Science Daily.
A obra ficará em exposição até o dia 14 de novembro. Veja o vídeo da obra - robo