A comunidade de entusiastas dos "hackintoshes" está alerta. A iminente atualização do sistema operacional da Apple, o Mac OS X, que deverá sair do forno nos próximos dias, não trará mais suporte aos processadores Intel Atom, que são usados em dispositivos eletrônicos de baixo custo e consumo de energia como netbooks e similares - uma das plataformas mais populares para hackintosh.
Os hackintoshes, PCs comuns incrementados para rodar uma versão "craqueada" do Mac OS X, têm um público cativo e numeroso. Até o presente momento, os PCs mais fáceis de se instalar o sistema da Apple eram justamente alguns modelos de netbooks. Embora a Apple não possua nenhum produto com o processador Atom, o sistema funcionava muito bem nesses chips - o suporte, aliás, fermentava especulações a respeito do já mítico iTablet, suposto "netbook tablet" da empresa.
De acordo com o site OS X Daily, essa atitude da Apple pode não significar nada, mas os mais esperançosos acreditam que isso é mais um sinal de que o netbook/mediabook/iTablet da empresa de Cupertino está próximo de ser lançado. A Apple estaria tentando acabar com o mercado paralelo de netbooks baseados no Mac OS X para lançar seu próprio aparelho. Especula-se que o suposto iTablet não usaria os processadores da Intel e sim os da mais recente aquisição da Apple, a PA Semi, adquirida em abril de 2008 por US$ 278 milhões.
Informações do Geek