Info / Artigos

27 out 2009 15h58

Hospedagem de sites: com ou sem cpanel, no brasil ou exterior?

  • URL Curta:
Vamos falar sobre um assunto importante? Afinal de contas, hospedagem tem ou não que ter cpanel? Tem que ser no Brasil ou no exterior?

Todos já mais vivenciados com esse dilema da hospedagem de sites, sabe o quanto é complicado achar o tão sonhado provedor de hospedagem que fala valer o dinheiro pago e cumpra pelo menos 90% do que dizem oferecer. Os meus problemas com hospedagem já vem de anos. Quando comecei a me interessar pelo mundo web, mal sabia sobre linguagens de programação e afins, por volta de 2004 (se não me falha a memória) já tive de enfrentar de cara esse "problema" e o pior sem nenhuma experiência.

Mesmo assim me aventurei no mundo virtual que ao mesmo tempo que é fantástico, dependendo da situação pode se tornar algo ruim, como vemos hoje em dia. Logo no inicio dessa jornada, registrei meu primeiro domínio, o antigo pandodown.org rodando o script phpnuke. O provedor de hospedagem nesta época? Hummm... Hostmidia, esse é o nome da primeira experiência, dizem que a primeira é inesquecível. Talvez faça sentindo, quem sabe. Nesta época foi o único provedor que parecia "razoável" e que aceitava cartão de crédito, eis então o motivo da escolha. Experiência complicada, nem me recordo direito os motivos de ter saído de lá, mas sem que o principal motivo foi instabilidade nos serviços, deixando o site muito tempo fora do ar.

Logo após esse tempo que o site já estava indo bem, pelo tempo de vida e sua proposta, resolvemos em conjunto(pois era uma equipe formada por vários membros) inclusive com apoio dos usuários trocar de nome e antes disso já havíamos trocado de PHPNuke para IPB. Neste perído foram anos de problemas com provedores de hospedagem, deixa eu fazer uma lista:
- Hostmídia
- Insite
- Inside Host
- Host barato
- Vários oturos que não lembro

A troca de provedores era intensa, talvez em alguns durava alguns mês, mas a maioria era menos de mês, outro até semanas. Imagina este processo em um intervalo de tempo tão curto. Na época o site tinha uma base de dados com tamanho razoável e bastante arquivos, o que tornava o processo mais chato e demorado. Depois somava o tempo de propagação dos DNS de um provedor para outro e tinha-se o "caos".

Eram noites de sonos perdidas, pois o processo normalmente era feito se possível depois da 00:00 horas. Tudo isso pra tentar amenizar a trágica experiência para o usuário. Freqüentemente era aberto um tópico para explicar para o usuários e tentar amenizar as perdas. Teve de tudo, desde site fora do ar até servidor invadido e muitos arquivos perdidos. Nesta bola de neve foi-se perdendo usuários e pessoas interessadas em ajudar. A culpa do site não ter ir pra frente como deveria, se deve boa parte por esse motivo. Por isso todo cuidado é pouco e o barato pode custar caro.

Quando você tem pouca experiência acaba ficando a mercê de conselhos de amigos, pessoas mal informadas, etc. É justamente nesses "conselhos" que mora o perigo. A maioria te recomenda ir de cara em servidores no exterior, o que nem sempre é mais adequado para seu projeto/site. Claro que os preços de provedores no exterior aliados ao elevado tráfego que oferecem e um espaço infinitamente superior aos do Brasil, faz com que escolhamos sem pensar muito.

Até pouco tempo atrás, eu tinha esse exato pensamento: "Servidor no exterior é o melhor custo X benefício. Muito espaço e tráfego por um preço reduzido". Hoje com o MNDTI aprendi que espaço e tráfego não é tudo. Devemos analisar cada detalhe do projeto, se meu site ou do meu cliente consome apenas 800MB de tráfego por mês e tenho por exemplo 6 clientes neste patamar. Qual o motivo da santa ignorância de querer um plano de: 100GB / 10GB.
Se no final do mês somando-se o total eu teria no máximo um consumo de 5GB. E o pior, vejamos:
Plano X - Provedor X
- Espaço: 10GB
- Tráfego: 100GB
- Preço: R$ 5,00 ????

Plano Y - Provedor Y
- Espaço: 1GB
- Tráfego: 10GB
- Preço: R$ 5,00

Neste caso fica claro que o plano Y do provedor Y é mais confiável que o Plano X do provedor X. Não especificamente por ser mais caro, mas por estar mais balanceado entre preço e recursos para se prestar um serviço razoável. Muitas vezes esquecemos que no preço deveria estar incluso pagamento de salários, suporte, etc.

Até alguns meses atrás eu estava sempre atrás de planos com este perfil duvidoso, pois na maioria das vezes, pode acreditar que estão vendendo algo que não é real. Como assim? Suponha que eu monte um servidor com um HD de 80GB e tenho 10 clientes e ofereço pra eles planos de 20GB. Ou seja sendo correto daria pra hospedar apenas 4 clientes. Mas ao contrário vou lá e ofereço os 20GB duvidosos ao invés dos 8GB reais. Isso é possível, pois na maioria das vezes os clientes não usam o espaço total, então basta usar esse espaço "compartilhado" entras contas. Exemplo:
Cliente A: Usa 6GB e demais usa 4GB. No total daria 34GB de uso, não ultrapassando os 80GB reais. Por isso o preço é duvidoso, ou você acha que espaço é igual água? E olha que água também está ficando cada dia mais caro.

Na verdade eu tenho uma revenda e passei por vários provedores até estar satisfeito com o atual. Desde a época do webstand.info passei por: Insite, Tehospedo, NetRevenda, Revgle, InsideHost e outros que não lembro Eram sempre planos tentadores de espaço e tráfego por preços interessante. E sempre servidores no exterior, visto que o preço dos no Brasil era mais salgados e com menos recursos. Não podia faltar também o cpanel e o whm. Se não tivesse nem testava. Normalmente funcionava bem por alguns meses, depois o serviço ficava complicado e o suporte geralmente não resolvia, outras vezes o suporte que não era legal. A insite é um caso a parte, pois para planos de hospedagem eu não tenho o que reclamar, mas para revenda, melhor deixar pra lá.

Hoje depois da "lavagem cerebral", uso uma revenda sem cpanel e whm e servidor aqui no Brasil. A experiência? Até o momento simplesmente a melhor possível e olha que sou exigente. As hospedagem com cpanel e whm, realmente te dão muito mais recursos que os que tem painel próprio, mas a maioria eu nem usava. No início fiquei meio perdido, mas hoje simplesmente acho excepcional, pois no painel tem apenas aquilo que interessa e que realmente vou usar. A velocidade? Nem preciso comentar é muito superior.

Agora já estou fugindo de cpanel e whm. Já li que servidores com painel próprio na maioria das vezes são configurados separados. Ex: servidor web, servidor de e-mail, etc. Enquanto servidores com cpanel não acontece o mesmo. Começo a acreditar nisso pela superioridade do serviços que estou usando atualmente, mas estou apenas fazendo uma suposição, não sei se isso realmente acontece. O meu provedor atual é KingHost. Próximo provedores da minha lista com painel próprio? O Uol Host assim que eles criarem planos de revenda e quem sabe a locaweb. Qual sua experiência com provedores de hospedagem? Deixe aqui a sua.

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.