Um piano que consegue recitar textos foi apresentado no Fórum Mundial de Veneza 2009, ocorrido no último final de semana. Embora tenha sido criado pelo compositor austríaco Peter Ablinger, o piano "fala" em inglês.
No vídeo, que pode ser visto logo abaixo, o piano recita a Declaração do Tribunal de Crimes Ambientais da Europa. O processo começa com a gravação de um texto lido por uma pessoa. Depois, o espectro sonoro gravado é quebrado em partes fundamentais, composta por uma frequência única e a informação de volume.
A cada fonema, um grupo de frequências é gravado. A partir disso, basta construir um robô que associe cada frequência gravada a uma nota do piano e que seja capaz de tocar cada nota com uma intensidade diferente.
"Eu 'quebrei' a fonografia (gráfico de frequência de ondas sonoras) do som, neste caso, da voz em, por assim dizer, 'pixels individuai'. E, ao tocá-la em uma alta resolução adequada (o que só consigo com um piano mecânico), posso, então, recompor a continuidade específica do som", explica Ablinger, em depoimento no vídeo.
Na demonstração em Veneza, a "matéria prima" foi o espectro de freqüência gravado da voz de Miro Markus, um estudante do ensino fundamental de Berlim, que narrou o texto da Declaração.
O robô, controlado por computador, foi acoplado a um piano convencional. É importante salientar que não há alto-falantes ou outros equipamentos que auxiliem o piano a articular as palavras: tudo é gerado apenas pressionando as teclas.
Berno Polzer, um dos curadores do um festival de música de Viena Wien Modern, do qual Ablinger faz parte, comentou o resultado da experiência."Eu acho que é parcialmente inteligível. E funciona bem com os limites de nossas habilidades de construção. Quero dizer, nós ouvimos sons que obviamente não são música normal, mas que também não são fala, e poderíamos dizer que, às vezes, uma ligação entre elas acontece".
"Pessoalmente, eu acredito que você pode entender palavras avulsas mesmo não conhecendo o texto e o momento especial, de descoberta, acontece quando você vê o texto e, de repente, a fala está lá", completou.
Não há mais explicações no vídeo sobre o processo de criação da vocalização usando o piano, mas o site Create Digital Music diz que não há um grande mistério por trás do invento e ensina como transformar o som das teclas em voz.
Segundo o site, é preciso primeiramente converter o espectro da voz gravada em uma série de eventos MIDI e, depois, reproduzir esse arquivo MIDI. O site observa que, como se vê no vídeo, a execução do MIDI é efetuada no software Pd (Pure Data: puredata.info) rodando em um netbook Windows, embora não esteja claro qual foi usado para fazer a conversão original.
Uma explicação de como fazer a conversão pode ser vista no endereço Create Digital Music.