Info

Atualizado em 01 out 2009 10h19

Enem é adiado após suspeitas de vazamento das provas

  • URL Curta:

Venda: Calculadora Financeira Hp 17bii+

Venda: Sonof Mini-d Contato Seco Wi-fi Matter

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou, na madrugada desta quinta-feira (1°), a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) que seria realizada neste final de semana. Há suspeita de que o conteúdo das provas tenha vazado em São Paulo. Segundo as agências nacionais, o MEC informou que uma nova prova deve ser realizada no prazo de 45 dias.

O ministro da educação, Fernando Haddad tomou a decisão após ter sido alertado sobre a quebra do sigilo do exame. "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", disse o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, ao jornal O Estado de São Paulo, por telefone, por volta da 1h. O ministro dará entrevista coletiva para falar sobre a decisão.

Na tarde dessa quarta-feira (30), o jornal foi procurado por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado e no domingo. Ele teria proposto entregá-las à reportagem em troca de R$ 500 mil.

Haddad, que diz nunca ter tido acesso ao conteúdo da prova, confirmou o vazamento ao consultar técnicos do Inep, órgão do ministério responsável pelo Enem. As questões originais estavam guardadas em um cofre, que foi aberto na noite dessa quarta para confirmar a informação.

O homem que telefonou para a redação de O Estado de São Paulo, juntamente com outra pessoa, disse ter recebido o material na segunda-feira, de um funcionário do Inep. Eles teriam afirmado que cinco pessoas faziam parte do esquema de fraude.

Ele teria afirmado que viu na situação uma oportunidade de ganhar dinheiro. "Não tenho motivação política." Ele disse ter procurado um advogado para orientá-lo, além de ter registrado as cópias das provas em cartório. Mais incisivo, seu companheiro teria cobrado da reportagem, "o tempo todo", uma posição sobre o pagamento dos R$ 500 mil.

O MEC tem uma outra versão da prova do Enem pronta para substituir a que foi cancelada. Como a metodologia do Enem exige que as questões sejam pré-testadas, o Inep tem um banco com cerca de 1,8 mil delas.

Este ano o número de inscritos foi o maior registrado nas 11 edições do exame: 4.147.527. Desses, mais de 2,5 milhões já concluíram o ensino médio. Segundo o Inep, com base em dados do Censo Escolar da Educação Básica, já chega a 80% o índice de inscrição no exame entre os alunos que devem concluir a educação média neste ano.

Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em 24 das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem.

Em Pernanbuco, o novo Enem será usado como fase única por duas universidades públicas: a Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a do Vale do São Francisco (Univasf). Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) substituiu o exame pela primeira fase do vestibular, enquanto a Universidade de Pernambuco (UPE) decidiu não usar o Enem em 2009.

JC Online

--------------------------
Veja a nota Oficial do MEC:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14401

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.