O muito aguardado serviço de comunicação em tempo real do Google "não está pronto para o horário nobre," mas a empresa anunciou nesta terça-feira que está a ponto de iniciar o maior teste de campo já realizado com o Google Wave, um produto potencialmente revolucionário.
A líder das buscas na Internet pretende lançar uma versão limitada do serviço, para testes, depois de submetê-lo a testes por programadores independentes. O Wave é considerado como uma das mais promissoras inovações do Google, que tenta ampliar sua presença entre os clientes empresariais.
Os especialistas dizem que o projeto tem o potencial de adiantar os planos do Google para fornecer software a empresas, bem como o de dar a ele um papel mais importante no espaço de redes sociais, hoje dominado por companhias como Facebook e Twitter.
O Wave, anunciado em maio, pretende combinar mensagens instantâneas, e-mail, armazenagem de documentos e recursos de rede social em um pacote integrado.
Em dois posts no blog oficial do Google, a empresa também informou que estava estudando planos para uma "loja de extensões monetizáveis do Wave," que permitiria a criadores de software vender programas que amplifiquem a capacidade do serviço.
Os comentários surgiram um dia antes da data em que o Google planeja enviar convites de acesso ao Wave a mais de 100 mil programadores, usuários individuais e usuários empresariais "seletos" do Google Apps, um pacote de aplicativos de escritório que inclui programas de e-mail e texto. Esse será o maior teste de campo do novo serviço até o momento.
O Wave foi desenvolvido por uma pequena equipe, liderada pelos irmãos Jens e Lars Rasmussen, na Austrália.
"Alguns de vocês queriam saber o que pretendíamos dizer com ''prévia''. Isso significa que o Google Wave ainda não está pronto para o horário nobre. Pelo menos por enquanto," escreveu Lars Rasmussen no post desta terça-feira. Ele revelou que o Wave experimenta ocasionais quedas, paralisações e lentidão.
Ele diz que o Google vai permitir que alguns dos participantes do novo teste indiquem amigos, parentes e colegas para o Wave, e em breve convidará muito mais gente a usar o serviço, se tudo correr bem durante a prévia.
Reuters