A gigante da informática IBM e a sul-africana Canonical anunciaram nesta semana o lançamento de um pacote de softwares para computadores portáteis visando ajudar as empresas na África a superarem as dificuldades com os altos custos das licenças de programas e dos computadores tradicionais.
O programa da IBM "Client for Smart Work" é dedicado a usuários de computadores pessoais de baixo custo, como netbooks, notebooks e outros dispositivos móveis, e oferece correio eletrônico, processador de texto, planilhas, acesso a internet e redes sociais. O software roda em sistema operacional Ubuntu Linux desenvolvido pela Canonical.
A IBM afirmou, em comunicado, que o Smart Work "ajudará as empresas na África a superarem a brecha tecnológica ao não precisarem adquirir os PCs tradicionais e as licenças para os softwares". O novo pacote visa, principalmente, oferecer uma solução para as empresas africanas que optam pelos netbooks, aparelhos que apresentaram grande crescimentos nas vendas por serem mais baratos que os computadores tradicionais.
A empresa acredita que o Smart Work permitirá mais de 50% de economia para os usuários em licenças, administração e manutenção, em comparação com o sistema operacional da Microsoft.
O Smart Work já está disponível em todos os países africanos e, segundo a IBM, poderá em breve ser oferecido também a outros mercados emergentes. O preço do pacote não foi divulgado pois varia conforme as configurações e as exigências dos sistemas.
Terra España