O Google anunciou nesta terça-feira (12/05) novidades no seu sistema de busca que exploram ferramentas para tornar os resultados das pesquisas mais detalhados, com mais termos relacionados e com contextos semânticos, em evento chamado Searchology.
As principais novidades estão concentradas no Google Search Options, nova ferramenta disponível, segundo a companhia, para todos os usuários do buscador no mundo até o final do dia, que oferecem novas maneiras do usuário separar seus resultados de busca.
Pela novidade, o usuário pode filtrar seus resultados por tipo de conteúdo, como vídeos, reviews ou posts em fóruns, ou período da procura, como termos digitados durante últimas 24 horas ou durante o último ano. Dentro da busca por vídeos, é possível selecionar obras pela duração.
O Search Options também permite que usuários vejam uma coleção de termos relacionados ao procurado seja pela apresentação padrão de resultados ou pela Wonder Wheel, que monta gráficos circulares que centralizam a palavra digitada e indica ligações com outros termos que tenham relação.
Resultados semânticos e detalhados
O buscador também anunciou testes de outras duas ferramentas dentro do Google Labs que exploram tanto o detalhamento como a representação de resultados baseado no histórico de busca do usuário.
Apresentado como uma ferramenta da "web semântica", o Google Squared apresente resultados em formato de uma planilha que estruturam informações não organizadas vindss de diferentes fontes para formar uma representação padrozinada dos resultados.
A vice-presidente de busca e experiência do usuário da empresa, Marissa Mayer, fez um teste buscando pela expressão "cachorros pequenos" no Google Squared, que apresentou uma tabela mostrando peso, raça, tamanho e fotos dos animais. O Google Squared será lançado no Labs até o final do mês.
O Google mostrou também sua resposta ao Yahoo Search Monkey, iniciativa do rival em buscas para sofisticar e detalhar a representação de resultados oferecendo uma API para que desenvolvedores acrescentem informações.
Pelo Google Rich Snippets, a página de resultados do Google demonstrará mais informações de cada um dos links apresentados além das curtas descrições com duas linhas de texto.
Segundo o buscador, os resultados poderão ter dados como avaliações e localização de restaurantes, notas dadas a produtos por sites de conteúdo ou cargos e companhias onde profissionais trabalhem no LinkedIn. Para tanto, a nova ferramenta suportará os formatos de estruturação dados RDF e Microformatos.
Tanto o Google Squared como o Rich Snippets exigirão que usuários interessados habilitem as funções dentro do Google Labs a partir do final do mês.
Fonte: idgnow