Info

25 ago 2009 22h50

Microsoft lança framework para aplicativos em celulares simples

  • URL Curta:
Uma pesquisa recente publicada pelo NDP Group revelou que os celulares mais básicos, que não chegam a ser smartphones, dominam mais de 70% do mercado móvel. Pensando nisso a Microsoft anunciou o OneApp, framework simples para o desenvolvimento de aplicativos para esse tipo popular de telefone móvel.

Segundo o site Engadget a solução foi desenvolvida em uma parceria com empresas (operadoras, principalmente) que cuidarão de manter baixo o processamento de cada aplicativo e manterão os arquivos necessários na nuvem, alocados nos servidores da Microsoft, possibilitando que quase nada seja feito dentro do telefone.

O próprio arquivo executável do OneApp será leve, pesando apenas 150Kb e será baseado nos padrões web, similar aos utilizados pelo WebOS, sistema operacional para celulares baseado no Linux que estará presente no Palm Pre. Além disso, o OneApp será compatível com celulares cujo sistema é baseado no Symbian, como os da Nokia, Sony Ericsson e o Samsung U900 Soul - provavelmente, um dos primeiros frutos do acordo Microsoft -Nokia celebrado recentemente.

A Microsoft descreve o aplicativo como sendo capaz de executar apenas as partes de um aplicativo para celular que a pessoa quer usar, eliminando tempo de instalações adicionais e a necessidade de guardar todos os arquivos no celular. Cada aplicativo feito para o OneApp deverá pesar entre 10Kb e 15Kb.

O objetivo da Microsoft com o OneApp é conquistar mercado em países emergentes que ainda não são dominados pelos smartphones. Nesses países, como o Brasil, os usuários adquirem os modelos mais baratos e contratam planos de voz pré-pagos, noticiou o site The Register.

Em breve, o OneApp deverá ser lançado na África do Sul pela empresa Blue Label. Usuários de telefones locais terão acesso a aplicativos do Windows Live Messenger, Facebook, Twitter e RSS, entre outros. No site (microsoft.com/oneapp) oficial é possível ver outros aplicativos.

"O Microsoft OneApp ajudará as pessoas a fazer coisas que não poderiam fazer antes em seus celulares básicos - qualquer coisa como pagar suas contas, diagnosticar problemas de saúde ou apenas permanecer conectado com amigos e família", disse Amit Mital, vice-presidente corporativo da empresa, ao site InformationWeek.

De acordo com o site TechCrunch, mais lançamentos estão previstos para o próximo ano, pouco depois de a Microsoft disponibilizar o kit de desenvolvimento (SDK) para os desenvolvedores no final de 2009. Programas para ele poderão ser escritos em ambientes comuns como JavaScript e XML.

Fonte: Geek

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.