A Agência Espacial Americana (NASA), decidiu investir 125 mil dólares num protótipo de uma impressora 3D nada normal: é que a máquina imprime comida.
O aparelho poderá constituir um grande avanço para a agência, já que, desta forma, os astronautas teriam uma nova opção alimentar e mais variedade durante longas viagens.
O projeto está sendo desenvolvido pela empresa Systems & Materials Research Corporation e muita coisa poderá mudar nas próximas viagens espaciais, caso os criadores tenham sucesso.
Armazenar alimentos para viagens que duram meses ou mesmo anos não é fácil, já que as atuais embalagens ocupam muito espaço e a comida estraga relativamente rápido.
Para imprimir os alimentos, a impressora conta com cartuchos cheios de materiais biológicos como óleos, proteínas em pó e hidratos de carbono. Combinando os ingredientes de cada cartucho, a impressora será capaz de criar uma refeição, camada por camada. E o melhor é que cada cartucho tem uma validade de 30 anos.
No entanto, os responsáveis pelo projeto querem ampliar seu uso além do espaço e contribuir para os problemas de escassez de comida no mundo. A máquina atualmente imprimi chocolate. O próximo desafio, de acordo com a empresa, será imprimir uma pizza.
Informações: tecnologia.com.pt