O assunto “games x saúde” é sempre polêmico, com médicos e pesquisadores se dividindo em facções contra e a favor. O Jornal Pediatrics, que trata sobre saúde para crianças e adolescentes, publicou um estudo favorável à prática de exergames, jogos que fazem com que as pessoas se exercitem.
A pesquisa, realizada por pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Oklahoma, mediu a quantidade de energia gasta por jovens em várias situações: descansando, jogando o título Dance Dance Revolution, andando em uma esteira e jogando boliche no Wii Sports.
Segundo o site Joystiq , os resultados mostraram que jogar queima tantas calorias quanto uma caminhada moderada mesmo no caso do Wii, que exige menos movimentos da cintura para baixo.
O fator entretenimento foi entendido pelos pesquisadores como a principal motivação. De acordo com o LA Times , eles também acreditam que esses jogos podem ser inseridos em programas de exercícios como complemento às técnicas já utilizadas, como caminhada e bicicleta.
Fonte: Magnet