A web é popular porque você não precisa entender nada de código e tecnologia para navegar. Mas é lá no "background" dos navegadores que está o modo como se navegará daqui alguns anos. Já há consenso de que o nome disso é HTML 5.
HTML é a linguagem de programação básica da internet, que instituiu a navegação por hiperlinks e a padronização das páginas, isso lá no começo da história, nos anos 80/90. São os arquivos ".html" ou ".htm".
A quinta geração do código adiciona recursos que podem parecer banais hoje em dia que antes, mas que eram bem complexos. Dois exemplos fáceis de entender são as tags e , que funcionarão com a mesma simplicidade que hoje funciona a tag , para inserir imagens em uma página. Adeus ao "embed" neste caso.
Há outras novas funcionalidades, como desenhar na página (tag ), e ser localizado geograficamente ( tag ). Isso abre uma gama gigante de possibilidades.
Experimente tudo no site
http://htmlfive.appspot.com Só não vale tentar com o Internet Explorer 8, incompatível.
P.S: a bastante tempo venho sonhando com o CSS3 e o HTML5, vamos ver como vai ser esse processo, já que ainda hoje tem gente usando IE 5.5!
Fonte: Agência Estado
Mais sobre HTML 5