Cientistas do Instituto Hasso Plattner, na Alemanha, desenvolveram o protótipo de um piso sensível ao toque - a tecnologia foi batizada de Multidedos.
O chefe dos pesquisadores, Patrick Baudisch, explicou que o piso é feito de uma lâmina de 0,5 mm de silício colocada sobre uma camada de 8 mm de acrílico transparente - as duas ficam sob uma lâmina grossa de vidro, que fornece a rigidez necessária.
Raios de luz que brilham no acrílico irradiam para todos os lados até receberem a pressão de um pé, que lhes permitem "escapar. Uma câmera instalada abaixo do piso captura a luz e registra uma imagem do que pressionou o piso.
Várias formas desse tipo de técnica - conhecida como FTIR (Reflexão Interna Total Frustrada, na sigla em inglês) - vêm sendo usadas em alguns tipos de tela sensíveis ao toque, mas a versão desenvolvida pela equipe de Baudisch vai além ao permitir a identificação de diferentes usuários a partir do padrão da pegada de seu sapato.
O cientista contou entusiasmado que "o que torna a FTIR bacana é que ela permite o uso de sensores de pressão: quanto mais você pressiona o silício contra o acrílico, mais a luz aparece".
Baudisch já adaptou a tecnologia Multidedos para o videogame Unreal Tournament, em que a tela é projetada no chão e os jogadores podem mover um personagem ao se inclinar para a frente e para trás e de um lado para o outro. Para atirar, eles apenas precisam bater com os dedos dos pés.
Testes já mostraram que os usuários podem usar os pés para "apertar" teclas virtuais entre cinco e seis centímetros em um teclado virtual.
Um exemplo de sucesso dessa tecnologia é o videogame Wii Fit, da Nintendo, em que o usuário faz exercícios sobre uma balança sensível à pressão.
A tecnologia Multidedos ainda precisa ser aperfeiçoada porque o sistema não pode ser usado em qualquer tipo de piso, já que é necessário uma espécie de buraco abaixo do chão para colocar as câmeras.
Mas o cientista diz que o problema será resolvido nas próximas versões.
Os cientistas apresentaram a tecnologia na Conferência sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, que acontece nesta semana em Atlanta, nos Estados Unidos.