Segundo a Microsoft, a configuração mínima de hardware para o Windows 7 é um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM e 16 GB de espaço livre no disco rígido. Mas limites foram feitos para serem quebrados: um geek identificado como Hackerman1 conseguiu rodar o novo Windows em um Pentium II.

O feito foi anunciado num post nos fóruns do site
The Windows Club. Segundo o autor, a máquina roda a 266 MHz, com 96 MB de RAM e uma placa de vídeo de 4 MB. Ele até tentou ir além, mas com apenas 64 MB de RAM no computador o sistema reclama de "memória insuficiente".
Foi o suficiente para que logo aparecessem outros usuários tentando repetir o feito, com vários deles alegando sucesso em hardware quase tão antigo, porém bem mais poderoso, como PCs equipados com um processador AMD K6-2 500 MHz e 256 MB de RAM. Máquinas que estavam nas prateleiras das lojas nove anos atrás.
Infelizmente, os frequentadores do fórum não postaram detalhes de como o sistema operacional foi modificado: para instalações em hardware limitado é comum recorrer a ferramentas como o
nLite e
vLite para "enxugar" o Windows, removendo componentes desnecessários e reduzindo o consumo tanto de memória RAM quanto de espaço em disco.
Fonte: Geek coloca o Windows 7 em um Pentium II
Informações: Antonio Blanc | Geek