Info / Artigos

11 dez 2009 11h31

Internautas são mal agradecidos e gananciosos

  • URL Curta:
Hoje vou viajar extraviar um pouco dos assuntos aqui falado e levantar uma questão que pode ser até meio polêmica. Tudo que será falado aqui é pura e pessoal opinião minha, são relatos e experiências que já passei para chegar a conclusão que Internautas na sua maioria são mal agradecidos.

Novamente voltando aos velhos tempos de quando eu tinha fórum warez, me lembro já de constatar que usuários são além de egoístas, muito mal agradecidos. Vamos simplesmente pensar na seguinte situação: usuário chega ao resultado, que seja através de busca, ou indicação de um amigo a um tutorial, dica, ou download que tanto queria. Resolve seu problema e sabe qual é na maioria a próxima ação? Se for um download de um arquivo por exemplo de um torrent, ao terminar, ele simplesmente fecha o programa e dane-se os demais usuários, logo vem na cabeça: "se eu fechar o programa, não vai fazer diferença, tem muita gente compartilhando".

Essa mentalidade é quase que espontâneo nas pessoas e como dizem: "que atire a primeira pedra quem nunca pensou assim". Eu também já pensei assim, porquê não penso mais hoje? Simplesmente porquê a vida e a experiência nos ensina muitas coisas das quais devemos fazer o bom uso a cada dia e por em prática cada nova lição aprendida.

Quem sou eu pra julgar? Ninguém. Primeiro não é um julgamento, pois não sou juiz, segundo é apenas uma análise da dura realidade do mundo web. As coisas na chamada "web 2.0" tem na maioria se tornando gratuitas e a tendência é ainda aumentar esse percentual. São os softwares open source que vem cada vem mais ganhando mercado. São pessoas que cada vez mais oferecem conhecimento sem troca de um centavo. E isso é ótimo. Sim é realmente fascinante. Já imaginaram se todos resolvesse compartilhar o conhecimento com os demais na "web 2.0"? Teríamos informação para todos os gostos, no nosso atual estágio já temos essas informações, mas na maioria são "teorias" e não prática. As pessoas ainda tem medo de serem voluntários da informação e correr o risco de perder clientes, ajudar a concorrência, etc.

Seria tudo mil maravilhas se não houvesse interesse por trás de tudo que as pessoas fazem. Acho que poderíamos começar a pensar antes de falar dos políticos, será que somos muito diferentes deles? Poucas pessoas fazem diferença no mundo e realmente são poucas pessoas que não estão sempre atrás de interesses financeiros, ou de benefícios próprios. Tudo isso se aplica não só a internautas mas em todo Brasil.

Analisando profundamente os dois lados da moeda, temos os visitantes e/ou clientes que visita um site e os responsáveis por ele. Os visitantes e/ou usuários são na maioria mal agradecidos, pois não podem nem ao menos agradecer por aquilo que ajudou. As pessoas são movidos a incentivos e as vezes um obrigado, vale mais do dinheiro propriamente dito. Do outro lado temos os responsáveis pelo site/comércio/etc. Na maioria dos casos temos uma equipe, o lá de cima sempre leva os créditos e o "bônus - $", enquanto na verdade são os funcionários que merecem reconhecimento e talvez um aumento.

Os visitantes não dão diretamente dinheiro para sites e afins, entretanto todos sabemos que hoje o faturamento é através de publicidade e quanto maior é o faturamento, maior também são as despesas. Então não faz sentindo as pessoas ficarem reclamando da situação financeira do projeto. Quem gosta daquilo que faz, recebe doações espontâneas e pode manter um site e um domínio ativo. Quem não pode pagar R$ 30,00 anual de domínio e R$ 7,00 mensais de hospedagem, tem na web muitas opções de blogs e afins.

Então se hoje eu abrir e colocar um banner aqui no site com aquela mensagem comovente, pedindo doações para manter o site, por favor não faça doações, pois estarei com interesses pessoais por trás disso. Agora se você é um visitante e quer fazer um comentário em agradecimento a um produto que lhe ajudou a uma dica que te salvou, etc, ficarei muito agradecido também. Hoje meus projetos também são open source, por isso doações para projetos deste tipo são bem-vindas, devemos analisar que gastamos tempo pra isso e não é fácil fazer esses projetos. Pra você visitante, passe a agradecer as pessoas se algo te ajudou. Você webmaster, administrador, etc faça somente aquilo que gosta, se precisar pedir doações para manter o site, vai em frente, entretanto peça somente aquilo que for necessário, não seja egoísta e não coloque valores além do que precisa. As pessoas irão doar o que você precisa e caso o valor seja além do esperado, com certeza você foi honesto com seus clientes/visitantes e eles vão ajudar sempre.

Eu vou seguir fazendo o que gosto que é compartilhar com todos aquilo que aprendi e que pode ajudar os demais. Não quero doações para o site, tenho publicidade que gera um dinheirinho. Os projetos e scripts são um detalhe e caso tenha ajudado alguém, então mais importante do que doações é alguém querer melhorar, contribuir e colaborar para melhorar sempre. Esse projetos demandam tempo e tenho uma vida pra viver e sem "$" infelizmente não é possível.

Comecem a pensar em como ser útil ao próximo e deixar um pouco a ganância de lado. Dinheiro é preciso, mas não é tudo. Vale ressaltar também que nem todos são assim, existe muita gente boa no mundo

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.