Info

01 dez 2009 15h07

Chrome OS - 'Lista de compatibilidade' divulgada

  • URL Curta:

Venda: Calculadora Financeira Hp 17bii+

Venda: Sonof Mini-d Contato Seco Wi-fi Matter

Desenvolvedores e curiosos interessados em experimentar o Chrome OS já têem mais uma ferramenta para auxiliar na tarefa. No site oficial de desenvolvimento uma lista detalha a compatibilidade do sistema com vários modelos de netbooks, de diversos fabricantes.

A lista é abastecida com informações dos próprios desenvolvedores e usuários, e leva em conta a compatibilidade com Wi-Fi, Ethernet, Trackpad e Hibernação. Além disso, também é possível deixar comentários relacionados a algum problema específico.

Por enquanto, há informações sobre a compatibilidade de 20 máquinas, a maioria delas netbooks. Destas, sete são consideradas "totalmente compatíveis", ou seja, tudo funciona. Entre elas, a melhor opção em termos de custo/benefício para o desenvolvedor curioso é o modelo original do EeePC da ASUS (série 700), que atualmente pode ser encontrado novo por cerca de R$ 600, e usado por menos que isso. Quem acha este modelo um pouco limitado pode experimentar a geração seguinte (série 900), também suportada.

O Google Chrome OS deve chegar ao mercado apenas no final de 2010, na forma de netbooks projetados especificamente para rodar o sistema operacional. Não haverá uma versão "para download", pelo menos uma oficial, embora nada impeça que desenvolvedores compilem o código-fonte livremente disponível (como estão fazendo agora) para criar suas próprias versões do sistema.

Vale lembrar que o Chrome OS, além de ter o código aberto e livre, é baseado no Linux e rodará aplicativos "nas nuvens". Mais informações sobre o Chrome OS podem ser encontradas no site oficial, em www.chromium.org.

Links:
- Lista de compatibilidade
- chromium.org

Informações do Geek BR

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.