Info

Atualizado em 27 nov 2009 12h27

Acer A1 Liquid Android começa a ser vendido

  • URL Curta:
A Acer começou a vender seu primeiro celular equipado com o sistema operacional Android, do Google, esta semana, e introduzirá novos modelos com a plataforma ano que vem, anunciou o presidente da divisão de telefonia da companhia.

A segunda maior fabricante mundial de computadores pessoais entrou no mercado de celulares este ano com 10 modelos, todos os quais, exceto o equipado com o Android, operam com Windows Mobile, da Microsoft.

"No ano que vem, o equilíbrio será bem maior", disse Aymar de Lencquesaing em entrevista à Reuters. "O Android claramente tem impulso. O ritmo de avanço é muito mais alto que se poderia antecipar um ano atrás", disse ele, acrescentando que a empresa não tem planos de usar outros sistemas operacionais.

O Android detinha 3,5% do mercado mundial de celulares inteligentes no terceiro trimestre, ante zero no período um ano atrás, enquanto a participação de Microsoft caía de 13,6% a 8,8% no período, de acordo com o grupo de pesquisa Canalys.

De Lencquesaing afirmou que a Acer não tem planos de acompanhar os grandes fabricantes de celulares, que introduzem de 50 a 100 modelos novos a cada ano. "Nosso ponto ideal é provavelmente de entre oito e 10 aparelhos, e com isso nos sentiremos confortáveis", disse.

O setor de celulares inteligentes, em rápido crescimento, se tornou campo de batalha entre os fabricantes tradicionais de celulares e os de computadores, com a Asustek, Hewlett-Packard, Lenovo e Dell também interessadas no mercado. "Trata-se de um mercado lotado", disse de Lencquesaing, acrescentando prever quedas fortes nos preços dos celulares inteligentes, o que beneficiará fabricantes de computadores como a Acer. "No setor de computadores, estamos todos acostumados a quedas acentuadas de preço. No final, quem sai ganhando é o consumidor, e isso expande o mercado", afirmou.

Seguindo o caminho inverso, no mês passado a maior fabricante mundial de celulares, Nokia, começou a vender laptops.

Informações do Reuters

O modelo A1 segundo informações do engadget será comercializado no valor de EUR389 ($571) é equipado com Android 2.0 e processador 768MHz Qualcomm 8250

ver ampliadover ampliadover ampliado

Veja o vídeo e conheça o A1

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.