Info

27 nov 2009 11h56

Ilhas Galápagos - Primeira zona com wireless livre do Equador

  • URL Curta:
As Ilhas Galápagos serão a primeira província do Equador a oferecer serviço de internet wireless gratuito em todas as suas zonas povoadas e desenvolvimento de sistemas de comunicação digital destinados a entidades públicas e instituições educativas. O projeto foi financiado com apoio da ONU e do governo italiano.

O responsável do Projeto de Conectividade da Rede Wireless, Marco Herrera, afirmou à BBC Mundo que a partir do dia 29 de novembro começa a instalação dos equipamentos de amplificação da cobertura do sinal de internet wireless nas ilhas de San Cristóbal e Santa Cruz. Até o final do ano o arquipélago poderá ser declarado a "primeira zona com wireless livre do Equador".

"Isto poderá trazer uma cobertura total das zonas povoadas nas duas ilhas", disse Herrera, destacando que em outras ilhas, como Isabela e Isla Floreana, o serviço de internet gratuito já está em uma etapa de aplicação avançada.

"Será uma rede aberta, sem senhas, mas com segurança em nossos servidores, que efetuarão um controle de temas como pornografia, hackers, crackers e sites não autorizados em geral. Esta rede é muito mais para pesquisa e serviços, e por isso serão bloqueadas as conexões com downloads muito pesados de filmes ou vídeos que possam levar a um colapso da rede por consumo excessivo da banda", afirmou Herrera.

O projeto tem também um componente educativo que inclui o estímulo ao uso de ferramentas de software livre e o desenvolvimento de um portal web no qual as escolas e colégios da província possam se interconectar e coordenar seus planos educativos.

O projeto custou em torno de US$ 215 mil, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com cooperação do governo italiano. Herrera também informou que o governo equatoriano financiou, sem custo para os governos locais, o serviço de banda larga para o arquipélago por cinco anos.

O arquipélago das Ilhas Galápagos se encontra a cerca de mil quilômetros a oeste da costa do Equador, no Oceano Pacífico, e é formado por 58 ilhas, sendo apenas quatro habitadas.

Informações do Terra BR

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.