A Research in Motion, fabricante do BlackBerry, lançará uma nova versão de seu celular inteligente Storm, dotado de tela de toque, em sua mais recente tentativa de ganhar terreno na disputa contra o iPhone, da Apple.
O Storm2 "é chave para nós", disse Jim Balsillie, co-presidente executivo da RIM, em uma entrevista. O celular inteligente retém a interface original de tela de toque do Storm, mas a aperfeiçoa com digitação mais rápida e capacidades de "multitoque", que permitem que os usuários digitem em mais de uma parte da tela ao mesmo tempo.
O aparelho está habilitado para redes de próxima geração e também dispõe de capacidade de Wi-Fi, como alguns dos outros modelos na linha BlackBerry.
Os detalhes sobre a data específica do lançamento e o preço do novo modelo não estavam disponíveis de imediato, já que serão determinados pelas operadoras de telefonia.
O anúncio não foi uma completa surpresa; Balsillie já havia declarado em maio que uma nova versão do Storm estava em desenvolvimento, dado o "imenso sucesso" do celular inteligente original.
A notícia surge em um momento de competição intensificada entre a RIM e o iPhone. A Apple está expandindo a disponibilidade de seu celular inteligente ao oferecê-lo por meio de maior número de operadoras de telefonia móvel. Isso significa que a RIM se vê forçada a disputar mercado em territórios nos quais anteriormente não havia concorrência.
Por exemplo, até recentemente a Rogers Communications era a única grande operadora de telefonia móvel canadense a oferecer o iPhone. Mas a BCE e a Telus Corp - as duas outras grandes empresas do setor no país - anunciaram este mês que começarão a oferecer o aparelho em novembro.
Balsillie disse que o Storm2 será a chave para manter o crescimento da RIM no mercado de varejo, que a empresa vem enfatizando cada vez mais, em seu esforço para se expandir fora dos segmentos empresariais, governamentais e profissionais que formam sua base de usuários.
Reuters