Info

25 set 2009 23h46

Motorola W233 eco: básico e ecológico

  • URL Curta:

Venda: Calculadora Financeira Hp 17bii+

Venda: Sonof Mini-d Contato Seco Wi-fi Matter

Com smartphones cada vez mais sofisticados no mercado, equipados com câmeras de 5 ou mais megapixels, Wi-Fi, GPS com navegação por voz e browsers que não deixam nada a desejar a um Firefox, é fácil se esquecer de que existe uma outra ponta no mercado de telefonia: a dos celulares básicos.

ver ampliado

São aparelhos bastante simples e baratos, projetados para atender à população de baixo poder aquisitivo ou mesmo aos (inúmeros) usuários que não querem um aparelho mais sofisticado porque os acham "complicados demais". Para estes, um celular que fale, envie e receba mensagens e tenha uma bateria com boa duração é mais do que suficiente.

Mas isto não significa que eles tem que abrir mão de recursos populares, como a multimídia. O W233 eco, da Motorola, foi feito para atender justamente a esta parcela do público mas traz recursos como memória expansível com cartões MicroSD, MP3 player e Rádio FM. E tudo isso sem abrir um rombo no bolso do usuário.

O corpo do aparelho é feito com plástico de garrafas PET recicláveis, e segundo a Motorola 100% dos materiais utilizados podem ser reciclados (daí o nome eco). A empresa garante que compensa as emissões de carbono geradas durante o processo de produção e uso de cada aparelho, o que faz do W233 um celular que não agride o meio-ambiente.

Acima do teclado (que é duro, o que prejudica a digitação de SMS) há um "direcional" para controle direto das funções multimídia, bastante prático. A entrada para cartões de memória fica abaixo da bateria: o W233 aceita cartões de até 2 GB, e um cartão de 1 GB vem incluso na embalagem.

Também estão inclusos o cabo de dados (pra transferência de músicas do PC para o aparelho), carregador e fones de ouvido (com microfone no cabo). Quando plugado ao computador, o W233 eco se comporta como um pendrive: para transferir músicas, basta arrastar e soltar.

O MP3 Player é básico: não há playlists, seleção por artista ou gênero e sequer busca, o que pode ser um problema com um cartão de 2 GB lotado com suas faixas favoritas. Felizmente, é possível criar pastas e subpastas para organizar as coisas, o que ameniza o problema. A qualidade de áudio é excelente, não deixando nada a desejar em comparação a um MP3 Player de mesmo preço, e o aparelho reproduz músicas nos formatos iMelody, MIDI e MP3.

O Rádio FM tem RDS (ou seja, exibe texto informativo enviado pela emissora, como nome do programa ou da música), nove posições de memória para armazenar suas estações favoritas, gravador (para gravar o programa no cartão de memória) e integração com o serviço MotoID. Com esta opção o aparelho grava 30 segundos da música atual no rádio, faz uma análise e retorna nome da música, do álbum e do artista. Também é possível analisar qualquer música tocando no ambiente, basta gravar um trecho.

Além disso, o W233 tem os recursos que se espera de um celular em sua categoria: livro de endereços com capacidade para 500 nomes, calendário com marcação de compromissos, calculadora, cronômetro, despertador com múltiplos alarmes, dois jogos simples (Sudoku e Tetris, ambos da Electronic Arts) e um browser extremamente básico. Infelizmente, a falta de suporte a Java impede a instalação de aplicativos populares como Google Maps, GMail e o navegador Opera Mini.

A autonomia de bateria, segundo o fabricante, é de até 9 horas de conversação ou "até 18 dias" em espera. A qualidade de áudio é boa: o aparelho tem a tecnologia "CrystalTalk", que privilegia a voz sobre o ruído de fundo, resultando em melhor qualidade de áudio mesmo se você estiver falando de um ambiente barulhento, como um ônibus em movimento.

Com preço sugerido pelo fabricante de R$ 199 (com subsídios da operadora ele pode sair por muito menos), o Motorola W233 eco é uma boa opção para quem quer um aparelho básico mas não quer abrir mão de suas músicas, ou pretende substituir um celular e MP3 Player baratinho por um aparelho só.

Serviço
Nome: Motorola W233 eco
Fabricante: Motorola
Preço: R$ 199 (sugerido pelo fabricante)
Prós: Som de qualidade, memória expansível com cartões microSD, MotoID
Contras: Teclado duro, plugue de fones de ouvido não segue o padrão P2 (3.5 mm)

Por: Rafael Rigues

IG Tec

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.