O ambiente desktop Gnome, um dos principais ambientes gráficos para o Linux e interface de usuário padrão em distribuições como o Ubuntu, chegou à versão 2.28. Conhecido por seu ciclo de desenvolvimento regular, o Gnome ganha uma nova versão a cada seis meses, trazendo correções de bugs, melhorias na estabilidade e vários novos recursos.
Na versão 2.28 há várias mudanças visíveis pelo usuário. Uma das principais é o módulo Gnome Bluetooth, que simplifica a conexão a periféricos como mouses, teclados e fones de ouvido sem fios. Além disso, também possibilita a criação de uma ligação sem fios entre o computador e um telefone celular, usando este como um modem para acesso à internet.
O cliente de mensagens instantâneas Empathy ganhou suporte a temas vindos do Adium, um software similar para Mac, além da capacidade de fazer conversas com vídeo em tela cheia e compartilhar o desktop com usuários remotos. O navegador Epiphany agora usa o engine HTML WebKit, mesmo do Safari, Google Chrome e Konqueror, para renderizar as páginas, em vez do Gecko usado no Mozilla Firefox.
Também há mudanças no media player padrão, o Totem, que agora exibe e permite interação com os menus de DVDs. E o software de webcam padrão, Cheese, teve sua interface rearranjada para aproveitar melhor o espaço em netbooks, que costumam ter monitores widescreen.
O Gnome 2.28 deverá começar a ser incluído em distribuições Linux nos próximos dias. O Ubuntu 9.10, que deverá ser lançado em Outubro deste ano, já o utilizará como ambiente desktop. Mais informações sobre o projeto Gnome podem ser encontradas em
gnome.org.
Geek