Info / Artigos

11 set 2009 23h24

Search Engine Optimization (SEO) e sua importância

  • URL Curta:
Search Engine Optimization (SEO) e sua importância
Faz alguns anos que comecei a trabalhar com desenvolvimento WEB, porém a cada ano as coisas evoluem de forma impressionante. Como por exemplo a tão falada Web 2.0, que no fim das contas não passou de marketing, afinal o que propõe a Web 2.0 na prática está longe de concretizar, mas o importante é sempre melhorar, aos poucos, percebemos que isso acontecerá. Mas o que me chamou a atenção mesmo nos últimos tempo foi o SEO. Gosto sempre de estar atualizado e adaptar as novas tendências. Pra falar a verdade até pouco tempo eu sequer sabia o que era SEO, ouvia muito falar sobre urls amigáveis (friendlly url), porém SEO não é apenas URL amigáveis, pelo menos até onde meu conhecimento me permite dizer, SEO vai além de url amigáveis. Me corrijam por favor se eu estiver errado.

Mas então, qual a importância do SEO? Com toda sinceridade, pra mim fundamental e qualquer projeto ou site deve-se analisar ou contratar pessoas especializadas para tratar de SEO e SEM, pois o resultados são excelentes. Os primeiros sites que desenvolvi, não usam urls amigavéis e o nível de SEO é bastante pobre. Na vida é assim, vamos evoluindo a cada dia e a cada nova experiência. Hoje olho pra alguns projetos e sites que desenvolvi e me pergunto: realmente eu fiz isso? Mas é aí que está a importância das coisas e gosto sempre de dizer, "vivendo e aprendendo".

Hoje considero nível de SEO que apliquei no MNDTI bastante satisfatório, claro que sempre temos que ir melhorando e cada dia, tento fazer isso com o site e com os projetos que desenvolvo. Um dos melhores serviços para monitoramento e análise na minha opinião é o Google Analytics, que até o momento não dá estatísticas em tempo real, o que pra muito é um problema. Pra mim não é problema e é o único que uso até o momento para este fim. Todos meu sites e dos meus clientes, acompanho através do mesmo. Afinal que diferença faz você ter dados em tempo real? Para aplicar alterações com certeza você vai levar um tempo, a menos que você tenha seu tempo integral para isso, eu pelo menos não tenho. Para visitas eu tenho meu próprio contador e outras estatísticas que não abro mão claro.

Para terem uma idéia da importância do SEO, um compartivo entre dois sites. O MNDTI que tem um nível de SEO satisfatório e outro que não tem.
Sem SEO
- Tráfego direto 56,10%
- Mecanismos de pesquisa (40,20%)
- Sites de referência (3,71%)

Com SEO
- Mecanismos de pesquisa (86,40%)
- Tráfego direto (7,28%)
- Sites de referência (6,32%)

Através desses dados, apesar de ser uma comparação superficial por ser sites diferentes dá pra perceber a Importância do SEO.
Digo com toda certeza, por experiências anteriores, sem SEO eu provavelmente já teria desistido do MNDTI. Em breve dicas e tutoriais pra vocês sobre SEO. Pra começar deixo abaixo alguns dos links importantes que não vivo sem:
http://www.nwtools.com/ não tem ligação com SEO
http://www.domaintools.com/
http://www.seocentro.com/tools/search-engines/metatag-analyzer.html
http://www.seositecheckup.com/

[quote]Otimização de Sites é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization, Acrônimo SEO) também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes. Alguns comentaristas, e também alguns profissionais de SEO, dividiram os métodos usados por seus praticantes em categorias como os "SEO de White Hat" (geralmente utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site), ou "SEO de Black Hat" (utilizam truques como "cloaking", que é a camuflagem do conteúdo real da página, e spamdexing). O termo "spamdexing" (originado da fusão de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.

Os praticantes de técnicas de White Hat dizem que os Black Hat se valem de métodos que são vistos como tentativas de manipular o posicionamento dos resultados nos Mecanismos de Busca a seu próprio favor. Praticantes do Black Hat dizem que todas as tentativas e técnicas utilizadas para manipular o posicionamento são legítimas e o tipo de técnica utilizada para se alcançar o objetivo de melhorar o page rank é irrelevante.[/quote]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.