Info / Dicas

11 out 2016 16h36

Válvula redutora de pressão - purificador

  • URL Curta:
Válvula redutora de pressão - purificador
Hoje venho com uma dica rápida pra vocês sobre essa válvula redutora/reguladora de pressão para purificador. Este post fará parte de uma sequência que farei sobre os purificadores IBBL. Pois é uma saga.

Mas resumindo eu comprei a mesma no mercado livre, com saída 1/4 para purificadores com usa mangueira nesta medida. Comprei para usar no ibbl immaginare que os que tem o mesmo sabe que ele funciona através de pressão, pois o reservatório é blindando. Falarei para vocês sobre o mesmo em outro tópico.

Comprei o produto e não cheguei a instalar no ibbl immaginare, pois devolvi o produto antes da válvula chegar. Logo adquiri um FR600 e como já tinha pago mesmo pela válvula resolvi instalar a mesma para prevenir excesso de pressão.

Instalei tudo certinho, liguei no purificador, usei o mesmo durante a noite, tudo OK. No dia seguinte chego em casa para beber água e simplesmente não tinha água. Já estava puto, pois já tinha devolvido o immaginare, o fr600 expert e agora com o exclusive. Pensei que estava amaldiçoado. rsrs

Se você está passando por isso não entre em pânico. Após muita luta e pesquisa, encontrei a solução em um tópico no reclameaqui. A solução é abrir o purificador e verificar a tampa do reservatório, pois devido a pressão a mesma subiu e desencaixou.

Solução: claro encaixar a tampa do reservatório e retirar a maldita válvula.

Mas o que ocorre? Que fique claro que não estou condenando todas válvulas, mas no meu caso aconteceu o que vou explicar. Infelizmente observei outros casos na internet também.

Problema:

Aparentemente a válvula funciona bem se a pressão que entra na mesma não for muito alta. No meu caso a água é da rua, com bastante pressão, porém não chega ser tão alta. Na descrição eles falam que ela suporta 80 m.c.a, informação duvidosa. Logo ela pode funcionar bem para quem mora em apartamentos, onde água deve ser por volta de 5 a 20 m.c.a

Externamente é muito bem acaba, aparenta ser um produto de qualidade, mas internamente as molas e funcionamento parece não ser adequado. No manual dos purficadores ibbl especifica que o mesmo pode trabalhar até com 40 m.c.a. logico que o ideal é reduzir para evitar danos, mas no antigo fr600 usei por 3 anos sem maiores problemas.

Voltando ao funcionamento inadequado do produto, acontece que ela trava, e ai não sai água. Para voltar a sair você precisa abrir no regulador, tornando a mesma quase inútil. Além dela travar e não sair água, tem momentos que a mesma faz com que a mangueira sofra golpes fortes, devido a variação na pressão. Julgo que talvez a mola que controle a mesma seja mal projetada, fazendo ela vibrar e cortar o fluxo. Inclusive se abrir outras torneira o funcionamento dela fica comprometido também.

Pra finalizar pessoal, ressalto que é experiência e opinião pessoal minha sobre este produto. Mas recomendo a usar uma válvula de maior qualidade, que terá um preço maior, mas que irá garantir o funcionamento adequado. Talvez a minha esteja com defeito, enfim. Mas futuramente irei investir em uma mais robusta, que custa por volta de R$ 180,00.

Se alguém com experiência no assunto, quiser deixar uma dica/sugestão/solução e que posso ter feito de errado. O produto que comprei é o da foto, tem aos montes no mercadolivre.

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.