Info / Dicas

Atualizado em 28 mar 2016 15h58

Oi WiFi Fon: sua conexão compartilhada sem permissão

  • URL Curta:
Oi WiFi Fon: sua conexão compartilhada sem permissão
Com certeza você já teve curiosidade de saber o que vinha a ser a rede Oi WiFi Fon que aparece para você na lista de redes disponíveis para conexão. Muitos já sabe do que se trata e desativaram a mesma.

Esta rede nada mais é que hotspots que oi oferece para clientes do oi Wifi, ou clientes de planos oi conta total/combo. Você conecta na rede e colocar o número do cpf + senha para autenticar e navegar. Então é uma coisa boa? Em partes sim, pois ela oferece sinal em várias partes da cidade para os assinantes do serviço.

E qual o problema?

1. Estes pontos na verdade são clientes assinantes do oi velox que compartilha uma parte da sua conexão para os outros, ou seja, você pode ser um deles.

2. Se a pessoa for daquela que suga a conexão vai deixar sua internet lenta, mesmo a oi limitando a velocidade desta rede. Exemplo: plano 10mm, sua rede tem acesso a 10mb e 1mb fica para wifi fon, porém tem momentos que a internet não dá mais que 2mb de velocidade, logo você será prejudicado.

3. A oi não te informa sobre esse procedimento, se você quer ou não desativar.

4. Sua rede ficará exposta para pessoas mal intencionadas, podendo acessar os arquivos de sua empresa, arquivos pessoais. Claro que não é tão fácil, mas os mal intencionados sempre tem conhecimento, logo o risco é grande.

Atitudes suspeitas

Se você receber a ligação e/ou visita de um técnico da oi te instruindo a trocar o modem por um wifi, pois o antigo não suporta a velocidade e desculpas do gênero, saiba a oi está apenas querendo ativar o wifi fon. Desconfie.

Solução

Infelizmente aceitei o modem e gostaria de aproveitar o wifi dele para compartilhar a conexão, o que fazer?

Não recomendo usar o modem da oi para distribuir internet sem fio. O modem tem antena embutida e desativar apenas o wifi fon nem sempre é possível. Recomendo deixar o modem apenas como modem mesmo em bridge e usar o roteador wireless separado para autenticar via pppoe.

Infelizmente muitas vez desabilitamos o wifi fon e ao reiniciar o modem ele volta a habilitar, por isso não recomendo. Abaixo exemplos para desativar para o modem Technicolor TD5136v2.

Desativando a interface wifi do modem

1. Acesse o IP do modem
2. Acesse: SETUP > Wireless Setting > Basic Setting
3. Desmarque a opção WLAN Interface e clique em apply



Desativando apenas a vlan oi wifi fon

1. Acesse: IP/wizardoi/ e siga as intrusões. Na tela de acesso wifi ilimitado, marque a opção: Não quero ter acesso grátis a mais de 6 Milhões de pontos Wi-Fi da Rede Fon.

2. Se preferir pode acessar a página direta: IP/fon/ e não aceitar e clicar em concluir.

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.