Info / Dicas

04 jun 2013 16h53

Notebooks - como evitar o desgaste da bateria

  • URL Curta:
Notebooks - como evitar o desgaste da bateria
Não existe receita de bolo para evitar o desgaste da bateria do seu notebook. Mas há configurações que podemos aplicar que ameniza e muito o desgaste prematuro.

Não irei abordar como funciona as baterias, pois é muito complexo e extenso. Quem tiver interesse tem muito material na internet de excelente qualidade sobre o assunto.

As dicas que irei deixar aqui é resultado de experiências e serviços que realizo para clientes. Logo não é teoria nem achismo, entretanto não é uma verdade absoluta, pois não sou especialista no assunto.

Durantes vários anos realizei experiências em notebooks que me mostrou que o desgaste prematuro, acima de 20 a 30%, no período de um ano dos notebooks, na maioria dos casos é o uso incorreto. Outros casos estão relacionados a desgaste natural, componentes de baixa qualidade e temperatura.

Outro detalhe importante: não retiro a bateria do notebook pra guardar de forma alguma e não aconselho a fazer também. Todos resultados positivos que obtive foram sem remoção da bateria. Mas fica a critério de cada um tirar ou não.

O resultados positivo que tive basicamente se baseia em: não deixar a bateria cair abaixo dos 10%, na verdade aqui costumo usar 15% foi onde conseguir melhores resultados.

A primeira experiência que tive foi de tentar usar o notebook e não deixar cair abaixo dos 10%. Isso já ajudava e muito, apesar que muitas vezes por descuido o notebook acabava ficando com menos carga. Isso após um ano gerou por volta de 10% de desgaste. Isso significa que perdi 10% da capacidade da mesma, ou seja, se ela durava 3h, com esse desgaste de 10% passaria a durar 2h42m. Neste deslizo foi perdido 18 minutos da capacidade.

Após esse resultado não tão positivo, configurei o Windows para avisar aos 15% sobre a bateria fraca e aos 10% ele desligar automaticamente. O resultado foi melhor, com 1 ano o desgaste era por volta de 5%.

Atualmente no notebook que uso a configuração passou de 20% (avisar de bateria fraca) e 15% (desligar automaticamente). Pra ser mais específico tenho um G42-371BR que tem aproximadamente 1 ano e 7 meses e um DESGASTE de 0%. Isso mesmo, esse foi o melhor resultado possível. A imagem acima comprova o que estou dizendo.

Desgaste

Para saber o desgaste da bateria do seu notebook, recomendo usar o BatteryCare. Vale lembrar que muitos notebooks já chegam novos com um desgaste de até 5%. Isso é normal, por ficar muito tempo em estoque e sem uso.

Configurando - 20% e 15% - Windows 7

Vamos aprender como configurar o seu notebook para que você também possa tentar reduzir este desgaste prematuro.

1. Clique com o mouse no ícone da energia/bateria (ao lado do relógio) e depois em mais opções de energia.

2. Escolha um dos planos que aparecer na tela para configurar, esta configuração só será válida para o plano que escolher, se você usa vários planos, terá que configurar todos.

3. Clique em alterar configurações do plano e depois em alterar configurações de energia avançada.

4. Na janela de opções de energia que abrir, desça a barra de rolagem até chegar no + da bateria. Clique no + para abrir as opções. Vamos configura as seguintes opções:

- Ação de abateria crítica: Desligar
- Nível de Bateria fraca: 20%
- Nível de bateria crítica: 15%
- Notificação de bateria: Ativado
- Ação de bateria fraca: Nada a fazer
- Nível de bateria reserva: 10%

5. Clique em aplicar e as configurações deste plano serão salvas, repita estes passos aos demais planos que costuma usar.


Importante

1. Se você usar no notebook sempre na tomada, tente pelo menos uma vez por semana ou a cada 2 semanas tirar o mesmo da tomada e usar na bateria.

2. Tente sempre evitar de colocar o notebook pra carregar novamente com porcentagem acima dos 20%. Espere cair até os 20% e conecte o carregador.

3. Sempre que for possível usar o notebook na tomada, faça. Ela deve ser usada, mas seu uso constante também refletirá no desgaste. Então se você tem uma tomada por perto, não seja preguiçoso(a), conecte-o, apesar da perda da mobilidade. Os resultados positivos que obtive foram de 90% de uso na tomada e 10% na bateria. É obrigatório exercitar a bateria também, não conecte na tomada e deixe para o resto da vida.

4. NUNCA ligue o notebook após ele ter desligado automaticamente por está em 15%. Conecte o carregador e depois ligue-o. Não insista a menos que for caso de muita urgência, pois, fazendo isto o resultado será o mesmo. Já tive vários casos, onde configuro tudo corretamente e a pessoa reclama depois que a bateria não dura o mesmo tanto. Basta perguntar se ligou depois que ele ficou em 15% e está o resultado.

5. Estes resultados podem variar de fabricante, marca de bateria e diversos outros fatores. A bateria terá também o desgaste natural, isso é inevitável.
fullscreen
Notebooks - como evitar o desgaste da bateria

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.