Vídeo (Inglês) - Intel Sandy Bridge CES 2011 Interview
A Intel apresentou sua nova linha de processadores na CES 2011. A nova geração da linha Core, chamada de Sandy Bridge, traz recursos de processamento gráfico de alto nível já embutidos no processador, algo até então inédito. Os primeiros computadores e
notebooks com chips Sandy Bridge devem chegar ao mercado já nos
próximos meses.
Na prática, a presença de processamento gráfico no chip permite
acelerar qualquer tipo de tarefa que envolva vídeo ou fotos. Segundo a Intel, cada vez mais as pessoas produzem e veem vídeos e editam fotos no PC. Por isso, um dos objetivos da linha Sandy Bridge é acelerar ao máximo atividades como edição de fotos, conversão de vídeos para smartphones e exibição de vídeos em alta definição.
Intel Insider
Outro recurso dos chips Sandy Bridge apresentado pela Intel foi o
Intel Insider. Essa tecnologia permite que estúdios de cinema e TV
distribuam conteúdo em Full HD de forma segura para PCs.
Na prática, o Intel Insider é um atrativo para que as indústria de TV e cinema distribua seus filmes na internet sem a preocupação de que eles sejam pirateados. Com a Intel Insider, a proteção ao conteúdo está embutida no chip. Por isso essa proteção é bem mais difícil de ser quebrada.
Números
Durante a apresentação, Mooly Eden, vice-presidente da divisão de PCs da Intel, forneceu alguns números interessantes sobre o mercado de PCs e utlização da web.
- 1 milhão de PCs são vendidos por dia no mundo todo
- 2,5 bilhões de fotos são publicadas no Facebook por mês
- 2 bilhões de vídeos são vistos por dia no Youtube
- 30 milhões de netbooks foram vendidos em 2010
Games
Outra área que aproveitará muito os benefícios dos chips Sandy Bridge é a de games. O game Portal 2, que será lançado em abril pela produtora Valve, foi usado para mostrar o desempenho gráfico dos chips Sandy Bridge.
Tecnologia
Os chips da linha Sandy Bridge são produzidos com tecnologia de 32
nanômetros, contra 45 nanômetros da geração anterior.