Mediante licitação pública 002 de 2009 foi concedida a empresa CO Internet SAS, por um período de 10 anos, a promoção, gestão e operação técnica dos domínios CO, que passou a implementar novas políticas de utilização do domínio dentro de um quadro de segurança e estabilidade.
Aprovada pela Diretoria da ICANN em 09 de dezembro de 2009 a CO Internet começou o processo de re-delegação do domínio e em 23 Dezembro de 2009 recebeu a aprovação do Departamento de Comercio de EEUU e executá-lo. A transação para o novo regime de operações entrou em vigor em 07 de fevereiro de 2010.
Grandes empresas e companhias reservaram seus domínios .co a exemplo: t.co (twitter), google.co, o.co (overstock), vh.co (venture hacks), entre outras. Em 20 de julho de 2010 a extensão .co foi liberada mundialmente para venda.
A extensão .co é atualmente considerada global, ou seja equivalente as demais: .com, .net, .org, etc. Como o número de bons domínios .com está bastante escasso, esta é uma excelente oportunidade para aqueles que querem garantir um nome de domínio comercial.
Normalmente as extensões de dois dígitos são consideradas domínios de países (country code top-level domain - ccTLD) e a extensão .co não era diferente. Até pouco tempo atrás era considerada uma extensão da Colômbia.
Segundo o pcpro, a empresa Google já aprovou o uso da extensão .co como internacional e que em breve Webmasters terão como fazer essa especificação usando as opções de segmentação geográfica no Google Webmaster Tools.
A CO Internet prevê grande crescimento internacional e local da Colômbia, e grande oportunidades com uso dos domínios e classifica como:
a era .co
De forma geral os domínios .co é uma boa oportunidade para garantir sua marca na internet e evitar futuros transtornos com relação a erro de grafia. Por outro lado muitos podem registrar e negociar domínios com empresas por um bom valor. Vale lembrar ainda que logo todos países devem adaptar-se e oferecer seus respectivos domínios, como: co.uk, co.jp, co.br, etc.
O preço de um domínio .co hoje está na faixa de $30 a $40,00 e em média deve sair por R$51 a R$70. Até o momento o registro deve ser feito por empresas/sites estrangeiros e deverá ser pago em dólar ou através de sistemas como paypal ou 2checkout.
Links Úteis / Registro
-
CO Internet
-
Godaddy
-
Register.com
-
NetworkSolutions