Info

03 mar 2010 16h02

Pinball controlado através do cérebro - Cebit 2010

  • URL Curta:
Uma interface que recebe sinais do cérebro e é capaz de jogar pinball, o tradicional jogo de fliperama, é uma das atrações que chama atenção dos visitantes na Cebit 2010, a maior feira de tecnologia do mundo, realizada até o próximo sábado em Hannover, na Alemanha.



De acordo com cientistas do Instiuto Fraunhofer para Arquitetura de Computadores e Tecnologia de Software de Berlim, a chamada interface cérebro-computador é uma tecnologia que melhora a detecção e decodificação de sinais cerebrais. Ao contrário dos sensores tradicionais, aplicados diretamente ao couro cabeludo, o equipamento usa uma touca que capta as ondas.

No estante da Universidade, os visitantes são convidados a usar o aparelho e medir e visualizar seu grau de relaxamento (ondas alfa). Como é preciso treinamento para jogar apenas usando as ondas cerebrais, podem apenas observar a demonstração.

Na Universidade, os pesquisadores já promovem competições de videogames controlados apenas pela interface cérebro-computador. De acordo com os pesquisadores, no longo prazo o impacto poderá ser grande na sociedade, permitindo as pessoas com deficiências motoras graves uma maior autonomia em atividades como usar o telefone ou traduzir pensamentos em palavras escritas.

Fonte: Terra

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.