Tecnologia

28 jan 2010 11h54

URLs Curtas - Seu próprio script e utilidades

  • URL Curta:

Venda: Ssd Sata Wd Green 240gb - Para Notebook, Mini Pc - 2.5

Venda: Memoria Corsair 8gb (2 X 4gb) Ddr3 Notebook, Mini Pc

Venda: Injetor Poe Eap225 24v Passivo - Tl-poe2412g - Tp-link

Venda: Injetor Poe Ubiquiti 802.3at 48v 30w Gigabit U-poe-at

Olá pessoal,

Hoje venho falar sobre as famosas urls curtas, que por sinal está em alta. Todos já sabemos que são muitas as vantagens dessas urls menores que se popularizou com a limitação do twitter em 140 caracteres, por isso cada caractere economizado é fundamental.

Nesse tópico vou falar apenas das vantagens que venho observando ultimamente com as urls curtas, principalmente se você criar seu próprio sistema para encurta as urls. Só para esclarecimento, quando registrei o domínio mti.ly nem me passava na cabeça criar meu próprio sistema encurtador, a idéia e possibilidades veio depois.

As vantagens de usar os sistemas de urls curtas espalhados pela web, todos vocês já sabem, inclusive as desvantagens, por isso a minha dica é exclusivamente para quem tem ou pretende criar seu próprio sistema de urls.

Vantagens:
- Suas próprias urls curtas, com nome de seu domínio.
- Estatísticas de cliques, provenientes desta url curta
- Controle total sobre suas urls
- Endereço fixo e único para cada tópico
- Maior desempenho na hora encurtar as urls
- Possibilidade de agregar publicidade antes do redirecionamento
- Urls realmente curtas, dependendo do tamanho do domínio.

Essas são algumas possibilidades e utilidades de ter seu próprio sistema de urls curtas. Novas possibilidades poderão ser implantadas e trabalhadas, para isso basta usar a inteligência.

Uma das vantagens que me fez implantar meu próprio sistema, é facilidade e maior desempenho para gerar url curta, visto que o sistema é próprio e não depende de disponibilidade de serviços externos. A desvantagem basicamente de usar seu próprio sistema seria o tráfego gerado por sistemas mais conhecidos como o bit.ly, entretanto eu já analisei profundamente essa situação e esse tráfego vindo de outros sistemas, raramente é útil, e na maioria dos casos gera uma taxa de rejeição alta, sendo neste caso dispensável perante a tantas possibilidades de se ter seu próprio sistema.

Logo a idéia é toda vez que gerar um novo tópico em seu site, gerar a url curta e salvar apenas o id para identificar essa url na hora de exibir. Neste sistema que usei a vantagem maior é você ter urls de 1 a número elevados de urls curtas. E ao invés de começar a gerar com 4 digitos, exemplo: /1erB você usará todas possibilidades começando do número 1 até 1eRc se necessário.

Com essas próprias urls curtas você poderá usar ela como url permanente na hora de passar a informação adiante, ou alguém passar essa informação em outros sites. Se por acaso você mover o tópico original ou editar informações, você poderá atualizar as informações e essa url curta continuará a mesma e fará o trabalho de redirecionar o visitante para a nova url. Além da possibilidade de controlar os cliques de cada links interno ou externo ao seu site. Uma outra vantagem que estou aproveitando também é para apontar para urls externas, economizando assim caracteres no banco de dados.
Ex:
URL longa:
http://www.easy-share.com/1908922592/Foxit-Phantom-v1.0.2-pt-br.rar

URL curta:
http://mndti.com/eT


Nesse exemplo a primeira vantagem, foi economizar 49 caracteres no meu banco de dados. Pense nesses 49 caracteres vezes 10000 urls, daria um total de 490.000,00 a menos de caracteres na base de dados. Depois pense neste link que é um download espalhado por outros sites e no meu próprio site. Quando o usuário clicar, caso o arquivo tenha sido excluído ou o link não exista mais, posso apenas alterar o link de destino que o de origem vai continuar existindo, dessa forma a correção seria em todos os lugares que o mesmo estivesse espalhado.

Encerro esse tópico com essa dica que ao meu ver é muito interessante e merece ser analisada e implantada se possível.

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.