Info

Atualizado em 25 jan 2010 15h36

Cérebro permite círculos sociais apenas com 150 amigos

  • URL Curta:
Ter muitos seguidores no Twitter ou amigos no Orkut é considerado sinal de status é popularidade, mas um estudo feito na Inglaterra indica o cérebro humano consegue gerenciar, no máximo, 150 amizades - o resto são só números.

Robin Dunbar, professor da Universidade de Oxford, disse ao jornal britânico Sunday Times que, apesar de as redes sociais como o Orkut e o Facebook permitirem que as pessoas iniciem novos relacionamentos, o número de amizades significativas que os humanos conseguem manter não mudou.

- O interessante é que as pessoas podem ter 1.500 amigos virtuais, mas quando você olha para o tráfego desses sites percebe que elas mantêm o mesmo círculo íntimo de cerca de 150 pessoas que nós vemos na vida real.

Nos anos 90, Dunbar desenvolveu uma teoria segundo a qual o cérebro humano permite apenas que tenhamos círculos sociais com 150 amigos, não interessa o quão sociáveis nós sejamos. Nós encontramos essas pessoas ao menos uma vez por ano e nos importamos com a vida delas.

O pesquisador chegou a esse número pela análise de diferentes sociedades - de vilas pré-históricas a escritórios modernos. Ele diz que a tendência é que nosso círculo de amigos seja limitado porque o grupo começa a perder força se ficar muito grande. E isso não muda com o mundo virtual, diz o pesquisador.

- Mas há uma grande diferença entre os sexos. As garotas são muito melhores em manter relacionamentos apenas pela conversa, enquanto os garotos precisam de contato físico também.

Fonte: Cérebro aguenta no máximo 150 amigos no Orkut

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.