Info / Artigos

Atualizado em 09 dez 2009 10h24

Registro de domínios .ly da Libya

  • URL Curta:
Esses dias estava a procura de uma extensão (TLD) de preferência com dois caracteres para registrar um domínio mais curto, como sabem os domínios gênericos .com, .net, .org, etc já estão escassos.

Alguns dias de pesquisa e nada de encontrar, até cheguei a encontrar os domínios y4.com e 2c.net que estão como deletados e disponível novamente, porém não é possível registrá-los, a menos que você seja uma empresa que esteja disposto a pagar um bom valor pelos mesmos. Depois que essas letras e número nada tem a ver com mundo, tecnologia e informação.

Tem várias ccTLDs interessantes, pensei em .us, .ws e .de.
Entretanto as iniciais que eu queria que é MTI não estava disponível nem no .us e .de - já no .ws está disponível, porém o preço é U$500,00 e tem opção de apenas dois anos e vai pra U$1000,00, sinceramente não tenho coragem de pagar tudo isso em domínio com extensão .ws que ainda está a crescer. Por regra os revendedores de .ws tem que registrar de 4 caracteres em diante, ai o preço sai por mais ou menos de R$ 90,00 até R$ 180,00. Se você quiser registrar um .ws com 1/2/3 caracteres tem que ir no WebSite.ws, porém vale ressaltar que li em fóruns gringos pessoas reclamando sobre problema para cancelar o registro e cobranças no cartão de crédito, pois não conseguia cancelar o domínio. Neste caso prefiram registrar em empresas brasileiras que faz o processo para o usuário, como: 100br, Registro Brasil, E-Dominios, etc.

Estava pesquisando no American Domain Names por mti, selecionando todos tipos. No resultado a maioria já está registrado ou reservado, alguns disponíveis era:
- mti.com.pr Puerto Rico
- mti.mx Mexico
- mti.ec Ecuador
- mti.com.ec Ecuador
- mti.com.do Dominican Rep.
- mti.dm Dominica
- mti.sh Saint Helena
- mti.ac

e entre esses estava o mti.ly da Libya, a maioria não me agradou, como .mx entre outros. Talvez .sh do Saint Helena seria uma boa, mas nunca nem tinha visto sites com terminação .sh, então pra mim .ly é mais elegante de se pronunciar, neste caso já conhecia o bit.ly entre outros serviços de encurtar url. Segundos dados de pequisa que fiz, hoje eles tem pouco mais de 4 mil domínios registrados, por isso ainda tem muita opção boa para registro, então resolvi correr esse risco. Mas que Risco?

Simplesmente por que NIC LY temos o seguinte trecho:
[quote]4.2 Domain names must not contain obscene, scandalous, indecent, or contrary to Libyan law or Islamic morality words, phrases nor abbreviations.[/quote]

A tradução seria mais ou menos:
[quote]Os nomes de domínio não deve conter nada obsceno, escandaloso, indecente, ou contrária à lei da Líbia ou palavras moralidade islâmica, frases, nem abreviaturas[/quote]

E pra complementar
[quote]11.1 The Arabic language is the language of interpretation, correspondence and the construction of the Regulation or anything related to it. However, the parties may use the English language for correspondence. In case of conflict between the Arabic and the English versions the Arabic version shall prevail.[/quote]

Tradução aproximada:
[quote]A língua árabe é a língua de interpretação, a correspondência ea construção do regulamento ou qualquer coisa relacionada a ele. No entanto, as partes podem utilizar o idioma Inglês para correspondência. Em caso de conflito entre o árabe e as versões em Inglês a versão árabe prevalecerá.[/quote]

Resumindo tudo isso, quer dizer que você pode sim perder seu domínio se tiver problemas com qualquer dos trecho citados. Quanto ao idioma, eu entendi que seria para correspondência e resolver "problemas", mas isso pode ter outra interpretação.

No meu caso eu não tenho nada a perder, mas encontrei na net, várias pessoas alertando sobre o bit.ly que tem sim muito a perder e corre sérios riscos com esse domínio, muitos comentários tinha a ver com o passado, as coisas mudaram, mas nunca se sabe. Você pode ler o texto sobre este alerta em: business libya domain. O risco do bit.ly é devido ao redirecionamento, imagina quanto de conteúdo que pode conflitar com as leis da Libya.

Mas então, se você também quiser correr o risco o que fazer?
No NIC LY você vai encontrar todas as informações que precisa, leia bem e se possível pesquise antes, pra quem gosta de trabalhar com domínios, creio que seja uma boa opção, já tem pessoas registrando domínios que pode dar uma grana no futuro. No cctlds ly-forum você vai encontrar algumas informações interessantes. Pra finalizar eu registrei o domínio no Libyan Spider, no nic.ly tem outra opções, mas este pra mim foi o que mais me agradou. Vale lembrar também que no Brasil não tem pessoas que faz este registro, por isso você vai pagar em dolar e vai precisar de um cartão de crédito, tem opção também de usar o paypal e o Libyan Spider também usa o 2Checkout.

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.