Tutoriais

01 dez 2009 14h04

Registrando seu domínio nacional

  • URL Curta:
Vamos ver passo a passo como registrar seu domínio nacional. Este tutorial é para ajudar e incentivar as pessoas a controlar seus próprios domínios, afim de evitar problemas com terceiros.

Neste tutorial vamos aprender a registrar domínios nacionais, com extensões: .com.br / .net.br / etc.
Você pode conferir a lista completa de categorias (DPN) em: Registro.br - DPN

O registro.br é o responsável pelo registro de domínios nacionais. Qualquer domínio nacional está registrado através do mesmo. Por isso mesmo que você opte que o provedor de hospedagem registre seu domínio, ele estará no registro.br da mesma forma. Detalhe é que alguns costumam cobrar a mais pelo registro que diretamente no registro.br é R$ 30,00. Então aconselho a você largar de preguiça e aprender agora como registrar seu domínio nacional, pagar a taxa real do mesmo e ainda por cima ter seu próprio controle sobre o mesmo.

1º Passo: criar uma conta de usuário (identidade)
Acesse: Registro.br - Cadastro de Usuário
Preencha corretamente os campos, todos são obrigatórios. Veja a tela que você deve preencher:
ver ampliado

Assim que concluir, você receberá seus dados e seu ID para logar no sistema. De posse desses dados, clique Registro.br - Autenticação para entrar no sistema.
Preencha seu ID, o meu é THFPE5, coloque sua senha e clique em entrar. Se bem sucedido o login você verá uma tela como esta.
ver ampliado

Observe que temos: Administrativo, Técnico e Cobrança cada um destes significa o controle que teremos sobre o domínio. Ao registrar um novo domínio você ira especificar o ID que irá controlar cada detalhe deste domínio.

2º Passo - Novo Domínio
No menu acima você terá as seguintes opções: Institucional | Profissional Liberal | Pessoa Física
Se já sabe qual a categoria/extensão que você quer basta escolher um destes três, vou escolher Pessoa Física para registrar um domíno .com.br, requer CFP.

Clique em Pessoa Física no menu. Conforme imagem abaixo:
ver ampliado
Aparecerá o contrato, leia e clique em Concordo

- Na tela novo domínio, em dados do domínio, preencha o primeiro campo referente ao nome, eu preenchi mndti, escolha a extensão, aqui escolhi .com.br e o periódo do registro, aqui 1 ano = R$ 30,00.

- Em Informações da Pessoa Física, preencha corretamente o CPF, Nome, e demais dados. Deve preencher corretamente os seus dados ou de seu cliente, caso contrário o registro não será concluído.

- Em Informações sobre os Contatos, você já estará como Administrativo, caso queria colocar alguma outra pessoa responsável, basta colocar o ID da pessoa, ou pesquisar clicando no botão ao lado.

ver ampliado

- Em Delegações DNS, você deverá obrigatoriamente preencher o nameserver primário e secundário (master e slave). Esses DNS são enviados por sua hospedagem, neste caso você terá que primeiro solicitar a hospedagem junto ao seu provedor, aguardar os dados para preencher e registrar o domínio. Se você estiver solicitado uma hospedagem, então basta preencher o nome, conforme imagem abaixo:
ver ampliado

Normalmente você receberá os dois DNS, das seguintes maneiras:
- ns1.dominio.com.br
- ns2.dominio.com.br
- dns1.dominio.com.br
- dns2.dominio.com.br

Se você tiver solicitado uma revenda, então você receberá os dois dns e o ip corresponde:
- ns1.dominio.com.br
- IP1
- ns2.dominio.com.br
- IP2

Neste caso, na tela de nome você colocará o ns1 e logo abaixo em Endereço IP, você irá colocar o Número corresponde ao ns1.
Faça o mesmo no ns2, para o Servidor Slave 1.

Se tudo estiver correto, clique em no botão ENTRAR e aguarde o registro, durante este processo você poderá voltar na tela Tela Principal e verificar pendências, como cpf irregular, dns não responde, etc. Você irá receber os detalhes por e-mail.

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.