Info

19 out 2009 12h48

Skype lançará serviço de músicas online em 2010

  • URL Curta:

Venda: Ssd Sata Wd Green 240gb - Para Notebook, Mini Pc - 2.5

Venda: Memoria Corsair 8gb (2 X 4gb) Ddr3 Notebook, Mini Pc

Venda: Injetor Poe Eap225 24v Passivo - Tl-poe2412g - Tp-link

Venda: Injetor Poe Ubiquiti 802.3at 48v 30w Gigabit U-poe-at

Os fundadores do Kazaa, Niklas Zennström e Janus Friis, em parceria com o Skype, devem lançar no início de 2010 o Rdio, serviço que permitirá o compartilhamento, armazenamento e streaming de músicas online ou via celular, baseado em um sistema de assinaturas.

Segundo o site Mashable, Friis ressaltou, em entrevista à Bloomberg, que eles “têm observado vários negócios de música baseados em anúncios irem e voltarem”, e que sentem que “é hora de revisar esse espaço, dessa vez com uma oferta irrecusável e com um modelo sustentável, baseado em assinaturas”.

Os negócios de música movem-se de forma bem morosa, devido às questões de direitos autorais. A primeira tentativa foi a criação do DRM, depois a distribuição de músicas baseada em publicidade, e agora o modelo de assinatura, que parece bastante funcional.

Mark Piibe, chefe de desenvolvimento de negócios digitais da EMI, afirmou ao The Times que a gravadora estava em contato com o Rdio, e que não havia relutância em fazer acordos com os criadores do Kazaa. “Eles [Zennström e Friis] estão trazendo várias novas ideias para distribuição de música e não existe razão pela qual não conversaríamos com eles de forma séria”, ressaltou Piibe.

O Spotify, serviço online que há um ano oferece ao público europeu música gratuita suportada por anúncios e tem intenções de chegar aos Estados Unidos também no próximo ano. Entretanto, as gravadoras norte-americanas são mais resistentes a liberar músicas de forma gratuita, pois isso já acontece em sites como o MySpace.

“Nós gostamos do Spotify como nosso parceiro na Europa, mas gostaríamos que eles adotassem um sistema de assinaturas pagas”, disse Thomas Hesse, presidente de negócios digitais globais da Sony Music.

Se o palpite de Zennström e Friis estiver certo, o Rdio poderá desbancar serviços similares, como last.fm, Pandora e o próprio Spotify.

Por Jacqueline Lafloufa - Geek

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.