Info / Dicas

22 mar 2016 12h35

Problemas com bancos, operadoras, comércios e outros?

  • URL Curta:
Muitos já conhece e/ou usou o site consumidor.gov.br, mas boa parte também não conhece ou nunca usou o mesmo. Vamos aprender mais sobre o mesmo. Ultimamente tenho usado muito o mesmo pare resolver desacordos com operadoras de telefonia e outras. Entre o reclameaqui, anatel e outros órgãos o site do consumidor.gov.br tem sido mais efetivo.

Descrição

O Consumidor.gov.br é um novo serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas, fornece ao Estado informações essenciais à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores e incentiva a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.


O Consumidor.gov.br é semelhante ao reclameaqui?

Sim é semelhante, porém com um diferença positiva para os consumidores: é monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. A change de resolver seu problema é maior.

Posso reclamar de qualquer empresa?

Não. A participação das empresas no Consumidor.gov.br é voluntária e somente é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço. Veja as Empresas Participantes.

Bom senso

Antes de mais nada, devemos ter o bom senso de procurar a empresa/local para resolver o problema, anotar protocolos, guardar fotos e comprovantes. Não adianta também querer reclamar de algo que não tem direito ou que você entendeu errado.

Índice de solução pessoal

No meu caso de 10 reclamações, apenas uma não foi resolvida pela operadora de telefonia fixa oi. É uma história longa, mas resumidamente: os atendentes ligaram oferecendo um valor de pacote oi conta total e no final veio diferente e eles não quiseram cumprir a oferta. Como solução deram R$ 100 de desconto, mas não foi a solução correta.

Você pode visualizar os índices de cada empresa no site, basta pesquisar pelo nome da empresa na página inicial.

Passo a passo

1. Acesse o site: consumidor.gov.br

2. Acesso o link: Cadastre-se

3. Complete os dados do formulário, aceite os termos e clique no botão enviar


4. Faça o login com o usuário e senha no topo (direita) do site.


5. Você será redirecionado para sua área de últimas reclamações, clique em nova reclamação. Você poderá acompanhar suas reclamações nesta seção, clicando sobre o número do protocolo.


6. No formulário de cadastrar reclamação, preencha todos os dados corretamente e informe os protocolos que lhe foi passado ao tentar solucionar o problema com a mesma. Sempre peça o número de protocolo dos atendimentos. Anexe os arquivos(printscr, fotos e provas) que comprovem e facilite a resolução do problema.


7. Na próxima tela confirme revise sua reclamação e confirme a mesma. Agora é só aguardar o contato e parecer da empresa.
fullscreen
Problemas com bancos, operadoras, comércios e outros?
Problemas com bancos, operadoras, comércios e outros?
Problemas com bancos, operadoras, comércios e outros?
Problemas com bancos, operadoras, comércios e outros?

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.