Info / Dicas

Atualizado em 16 mar 2016 12h06

Trava Eletromagnética - Placa fechadura e temporizador

  • URL Curta:
Venho trazer mais uma dica pra vocês do tipo faça você mesmo. Há algum tempo venho fazendo alguns serviços que dá pra ser feito sem profissional e economizar claro.

Atenção: verifique sempre a tensão antes de comprar os produtos

Deixo claro que o esquemas e dicas postados  seguir foram feitos com os seguintes produtos / marca, sendo assim, não me responsabilizo por testes feitos usando outras marcas e/ou produtos.

- Trava Eletromagnética 220v AGL
- Módulo temporizador AGL
- Placa fechadura 220v Rossi
- Motor Basculante 220v Rossi
- Central KX30 220v Rossi

Serralheiro

Antes de mais nada será necessário o serviço do serralheiro para soldar a chapa da trava na caixa do portão basculante e o contra-pino no portão. Recomendo a instalação dessa forma, do contrário você terá que furar o portão para passar o fio da fechadura, manobra totalmente desnecessária.

Peça o serviço do serralheiro e teste o portão manualmente abrindo e fechando para ver se ficou alinhado corretamente. O pino deve ficar com folga em ambas as partes, evitando assim que a trava não consiga recolher o mesmo.

Esquema 1: Placa fechadura + temporizador

Este é o esquema ideal, que terá o seguinte funcionamento: ao dar o comando de abertura a central irá mandar um comando para recolher o pino da trava e após 2 segundos irá abrir o portão. No comando de fechamento o pino não será recolhido, já que o contra-pino foi feito para empurrar o mesmo e fechar mecanicamente.



Esquema 2: Placa fechadura

Funcionamento: ao dar o comando de abertura a central irá mandar um comando para recolher o pino da trava e após 2 segundos irá abrir o portão. Ao fechar o portão o pino não será recolhido, já que o contra-pino foi feito para empurrar o mesmo e fechar mecanicamente.

Então porquê usar o temporizador? Sem o mesmo a trava só recolhe uns 50% e pode gerar problemas se você não tiver deixado distância suficiente entre o trava e contra-pino e o mesmo irá travar. E o fabricante não recomenda usar sem o mesmo.



Esquema 3: Temporizador

Funcionamento: ao dar o comando de abertura o temporizador irá recolher o pino por aproximadamente 5 segundos. Dessa forma o portão já abre junto sem aguardar 2 segundos podendo travar também o portão. Entretanto em testes que fiz por volta de um mês usando desta forma não ocorreu este problema.

Ao dar o comando de fechamento a trava será recolhida por aproximadamente 5 segundos, mas o fechamento será feito mecanicamente pelo contra-pino. Logo no fechamento a trava será recolhida sem proposito e desgastando a mesma.

fullscreen
Trava Eletromagnética - Placa fechadura e temporizador
Trava Eletromagnética - Placa fechadura e temporizador
Trava Eletromagnética - Placa fechadura e temporizador

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.