Info / Dicas

02 jul 2015 13h30

Piloto automático - New Fista

  • URL Curta:
Esses dias viajando notei umas peculiaridades interessantes sobre o piloto automático do new fiesta e gostaria de compartilhar com vocês. Lembrando que isso foi em um new fiesta sedan 2014/2014, como ele é importado do México pode ser que não funcione no nacional.

Funcionamento padrão

O funcionamento padrão do piloto automático, todos devem saber, é setar uma velocidade e o carro vai tentar manter sempre aquela velocidade, independente se é subida ou descida, etc. Lógico que esse é o funcionamento correto e não nada de errado. Mas infelizmente no Brasil temos "peculiaridades" que torna isso complicado, acho que nem preciso citar quais.

Logo se você estiver em D e com o piloto automático ativado ele vai tentar manter a velocidade. Em retas vai ficar em 6 marcha com uma rotação legal, em subidas ele vai jogar marcha inferior para manter a velocidade e em descidas idem. Mas pode elevar o consumo devido ao uso de altas rotações, e qualquer inclinação ele tende a jogar marcha inferior e subir o giro.

Dicas

O que quero mostrar aqui são dicas para usar o mesmo de forma que possamos ter maior controle sobre as situações. Tem um carro mais lento que a sua velocidade definida? Como proceder? Normalmente você precisa cancelar o piloto, seja pisando no freio ou apertando o botão e ai acelerar para ultrapassar. Da mesma forma em descidas e demais situações.

Para controlar a velocidade, você deve proceder da seguinte forma:
- Defina a velocidade para 120km/h por exemplo

- Coloque o cambio em S, depois aperte o botão de + ou - para entrar em modo manual.

- Em modo manual, em retas, você pode colocar na sexta marcha que ele não irá jogar a 5 marcha.

- Se tiver em uma ultrapassagem e/ou descida e quiser andar mais um pouco basta acelerar que ele vai permitir que você ultrapasse a velocidade programada, tirando o pé do acelerador ele irá ajustar automaticamente para a velocidade.

- Se precisar de mais força aperte o botão de - na alavanca do cambio para descer para a 5/4/3 marcha e o inverso para subir marcha.

- Para cancelar o modo manual, basta voltar a alavanca para a posição D.

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.