Info / Dicas

Atualizado em 02 jul 2015 11h13

Torneira Gourmet monocomando - Pouca pressão

  • URL Curta:
Torneira Gourmet monocomando - Pouca pressão
Você acaba de comprar/importar aquela Torneira Gourmet espetacular para instalar na cozinha? Na maior empolgação você tira a antiga, coloca a nova e ao abrir, vem a decepção. A solução é devolver ou aplicar mais pressão, usando um pressurizador ou aproveitando a pressão da água da companha de água/esgoto.

O ideal é você aproveitar a pressão da companhia, pois vai evitar o uso de energia com pressurizador e até mesmo uma grana na compra do mesmo.

Requisitos

- Ter acesso a caixa d´água da residência
- A saída de água da cozinha precisa ser individual, ou seja, não pode ser compartilhada com a do banheiro, pois senão sua descarga não irá funcionar corretamente. Entretanto se o método de descarga for aquele de uma caixa em cima do vaso, não será problema.

Válvula de Retenção

Essa é a nossa solução para o caso de faltar água da companhia, neste caso, como não terá pressão da água da companhia na válvula, automaticamente ela libera a água da caixa. Assim você não ficará sem água ou precisará subir lá para fechar/abrir registro. Obviamente a água terá pouca pressão, mas ainda assim dá pra usar normalmente, basta ter um pouco de paciência.

Materiais
- Válvula de Retenção sem rosca (você deve olhar a medida do cano da saída de água, pois pode ser necessário comprar adaptadores até chegar na medida)
- Arco de Serra (segueta)
- Cola Adesiva Plástico para PVC (bisnaga é suficiente)
- Lixa para PVC
- Cano PVC da espessura do que entra na caixa d´água (medir a quantidade necessária passando por cima da caixa até chegar no ponto da válvula, normalmente 3 metros deve se suficiente).
- Registro simples sem rosca da espessura do cano PVC que irá comprar
- 2 conexões PVC (joelho 90º na medida do cano PVC que irá comprar)
- 2 conexões PVC (em T sem rosca)

Instalação

A imagem acima mostra o esquema de instalação, basta seguir o mesmo que não haverá erro, aqui está exatamente desta forma e funcionando perfeitamente.

1. Fechar o registro geral

2. Cortar o cano preto de entrada de água da rua, você deve medir o T para cortar o pedaço correto, aós lixar todas extremidades, incluindo o T, aplicar adesivo plastico e unir as partes.

OBS: você deve antes de comprar os materiais olhar a medida do cano de entrada e comprar o T com as mesmas medidas, inclusive o cano "azul", se necessário use adaptadores, lixe-os e aplique adesivo PVC.

3. Lixe todas os joelhos, aplique adesivo PVC e una as partes (cano azul).

4. Lixe as extremidades do registro/cano azul e aplique adesivo PVC, una as partes.

OBS: estre registro é opcional, entretanto recomendável, em caso de manutenção.

5. Lixe todas as partes da válvula de retenção, é bem provável que você precise usar adaptadores em uma das extremidades da válvula, compre conforme necessário. Lixe-os aplique adesivo PVC e coloque na extremidade da válvula. Meça o tamanho do corte no cano de saída da cozinha (cano vermelho) de acordo com a válvula e lixe ambas as partes, aplique adesivo PVC e una as partes.

OBS: atentar a seta na válvula com o sentido da água. Se colocar invertido não vai funcionar.

6. Meça o tamanho do corte no cano vermelho, de acordo com o T. Compre o T na espessura do cano para evitar adaptadores, mas se necessário use-os. Lixe ambas as partes, aplique adesivo PVC e una as 3 extremidades.

OBS: é nesta parte que falo que tem que olhar a espessura de todos canos antes, pois aqui precisei usar um adaptador no T cano azul com o vermelho. Precisei usar uns dois adaptadores no cano vermelho na entrada da válvula. Pois um lado tem espessura maior. Se achar as duas extremidades com a mesma medida compre.

7. Deixa secar por algumas horas e abra o registro geral.

8. Em anexo vídeo da tigre mostrando a instalação em uma bomba, só pra ter ideia mesmo.

9. Manual válvula retenção Tigre

OBS: conforme observado pelo George Gilson, por segurança e para o sistema ficar 100% e não deixar a água retornar para a companhia de sanamento, use uma segunda válvula de retenção no cano azul por cima da caixa d'água.

© MNDTI - Tecnologia e Informação. Todos Direitos Reservados. Política de privacidade.